Cultura

Exposição de Fotografia “A Casa” dos Alunos de Escola Secundária de Vila Verde

Foi ontem inaugurada oficialmente uma exposição de fotografia sob o tema a “Casa”, uma mostra da responsabilidade dos alunos do 8ºA, da Escola Secundária de Vila Verde (ESVV), integrada num projeto multidisciplinar que está a ser desenvolvido pelos mesmos em parceria com todos os professores daquela turma.

A Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, acompanhada pelo Diretor da ESVV, Dr. Luís Monteiro, pelos Professores e pelos alunos presidiu à sessão de abertura referindo ”É uma honra para o Município de Vila Verde acolher esta exposição, pois podemos através dela dar a conhecer locais de beleza ímpar do nosso concelho, neste caso especial a freguesia de Gondomar, pelo que expresso o meus sinceros agradecimentos por terem escolhido a Câmara Municipal para expor o vosso trabalho.” 

Segundo as coordenadoras do projeto de “A Casa” esta exposição está integrada num projeto inovador, plurianual, de caráter multidisciplinar da turma do 8º A da ESVV, enquadrado no seu Plano de Turma, cujo objetivo principal é a construção do saber numa perspetiva integrada e transversal.

O projeto “A Casa” surge na sequência de um desafio lançado pelo diretor da Escola Secundária de Vila Verde, no âmbito da sua Carta de Missão.

Segundo os responsáveis o projeto “A Casa” pretende aglutinar uma pluralidade de contributos de diversos agentes sociais, culturais e económicos da comunidade, na perspetiva de que a Escola é parte integrante de um contexto próprio, cabendo-lhe a função de aprofundar e dinamizar práticas de cooperação ativas e construtivas de um projeto educativo de excelência.

Apresentado o projeto aos alunos, impôs-se concretizar uma atividade motivadora. Projetou-se, porquanto, uma visita de estudo à aldeia de Gondomar, espaço profundamente rural do concelho de Vila Verde. Durante a visita, os alunos, acompanhados de todos os seus professores, observaram a ambiência rural, nos seus aspetos ambiental, construtivo, paisagístico, patrimonial, bem como as atividades económicas da aldeia.

Embora a meteorologia não estivesse de feição – o dia estava chuvoso e frio – os alunos não se pouparam a esforços para registar fotograficamente todos os pormenores observados. Com base nestes registos de imagem e no trabalho produzido nas aulas, organizou-se uma exposição que se encontra, agora, patente ao público nos Paços do Concelho de Vila Verde.

A turma, num momento de reflexão do trabalho desenvolvido, produziu um testemunho conjunto que reflete o sentir dos alunos face ao “seu projeto”, que aqui fazemos questão de divulgar:

Este projeto é multidisciplinar, isto é, enquadra várias disciplinas. Estamos a observar diversas perspetivas da casa: em geografia, a localização, a orientação e organização do espaço; em história e em educação visual, aspetos estéticos e funcionais, bem como a valorização do património e identidade cultural; em matemática, áreas e dimensões; em física e química, a água e a luz; em ciências, a sustentabilidade ambiental; nas línguas estrangeiras, o vocabulário relativo à casa e na nossa língua materna escrevemos, escrevemos, escrevemos!…

A casa é um lugar de afetos: é lá que passamos os melhores momentos em família e ultrapassamos os piores, é lá que temos as nossas primeiras brincadeiras, é lá que recebemos as prendas de natal e de aniversário.

O nosso primeiro passo foi a visita a Gondomar, em Vila Verde, onde observamos, fotografamos e compreendemos as antigas casas rurais e o seu enquadramento na paisagem. A partir daí construímos textos e montamos uma exposição na biblioteca da escola que está patente até ao final do ano.

Em suma, é um projeto educativo, pois ensina-nos a olhar mais demoradamente para as casas e a perceber a sua importância na vida das pessoas.

Exposição de Fotografia “A Casa”
Nota de imprensa da Câmara Municipal de Vila Verde

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo