País

Terras de Bouro melhora barco turístico na albufeira da Caniçada

O barco que assegura passeios turísticos na Albufeira da Caniçada, em Terras de Bouro, com paragens “obrigatórias” frente à casa de Cristiano Ronaldo, vai ser remodelado, num investimento que poderá ascender aos 100 mil euros, foi hoje anunciado.

O presidente da Câmara, Joaquim Cracel, disse à Lusa que o objetivo é conferir mais conforto à embarcação e adaptá-la às novas exigências legais, dotando-a, nomeadamente, de acessos para pessoas portadoras de deficiência.

“Vai ser uma intervenção de fundo”, referiu o autarca, sublinhando que o sistema de cobertura vai ser alterado, com a colocação de uma lona amovível, para poupar os turistas ao “muito calor” a que tinham de se sujeitar.

Com as obras, o barco vai também aumentar a sua capacidade, passando de 42 para 52 lugares sentados.

A intenção da Câmara é que o barco esteja pronto a tempo do verão, porque aquele é um “chamariz” que o concelho “não pode desperdiçar”.

“A procura aumentou muito desde que Cristiano Ronaldo construiu a sua mansão em Valdosende, na Serra do Gerês. O barco faz mesmo paragens frente à casa, para que os turistas possam tirar fotografias”, acrescentou Cracel.

Em 2014, foram 21 mil as pessoas que fizeram aquele passeio, que demora cerca de uma hora e meia e que custa 5,20 euros para adultos, enquanto crianças e idosos pagam 4 euros.

Com 15 anos de vida, o barco “Rio Caldo” está parado desde finais de outubro, à espera de entrar em obras de remodelação.

Se não estiver pronto a tempo da época estival, a Câmara optará por alugar um barco mais pequeno ou por uma parceria com um privado, para assegurar a manutenção dos passeios.

“Em termos turísticos, esta é uma das nossas galinhas dos ovos de ouro”, rematou Joaquim Cracel.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo