Vila Verde

Município de Vila Verde e GNR alertam os agricultores para as questões da segurança

O Município de Vila Verde e a Guarda Nacional Republicana (GNR) promoveram duas sessões de informação intituladas “PROGRAMA CAMPO SEGURO”, destinadas aos agricultores do concelho. Uma das sessões realizou-se no dia 3 de fevereiro, na Sede da Junta de Arcozelo, da União de Freguesias de Marrancos e Arcozelo, e outra no dia 5 de fevereiro, na Sede da Junta de Travassós, da União de Freguesia de Esqueiros, Nevogilde e Travassós.

Com uma adesão muito significativa por parte dos agricultores, as sessões foram conduzidas pelo Cabo Lomba, da GNR do Comando Territorial de Braga, tendo referido que “com estas iniciativas pretendemos alertar e sensibilizar os agricultores para as questões de segurança, nomeadamente no que se destina ao manuseamento de máquinas agrícolas, informar os mesmos sobre os cuidados a ter na proteção de materiais agrícolas contra furtos e aconselhá-los a denunciar e comunicar um crime em curso ou qualquer atividade suspeita.”

Nas sessões foram distribuídos, junto dos agricultores, folhetos que contêm toda a informação sobre o Programa Campo Seguro.

INFORMAÇÃO SOBRE O PROGRAMA CAMPO SEGURO
CONSELHOS AOS AGRICULTORES

PREVENÇÃO DO FURTO DE METAIS PRECIOSOS

O projeto “Campo Seguro” tem como objetivo responder com eficácia à criminalidade nas zonas rurais.
Este projeto permite estabelecer um sistema de deteção de furtos em zonas rurais, através de um dispositivo de georreferenciação, colocando em locais onde existe uma maior risco, nomeadamente, em campos e maquinaria agrícolas, armazéns e instalações elétricas.
Equipamentos como alfaias agrícolas ou postes de eletricidade poderão passar a estar munidos deste dispositivo que, em caso de furto, emitirá um sinal, capaz de ser detetado em tempo real nas salas de situação das forças de segurança.
Estas poderão transmitir a informação com as coordenadas exatas às patrulhas, que passarão a dispor de veículos com GPS, podendo intervir de imediato.
O significativo aumento do preço das matérias primas nos mercados internacionais, e me particular dos metais, tem originado um aumento no número de furtos.
O furto de metais não precisos e os danos causados nas instalações pode significar a diferença entre um ano produtivo e um ano de elevados prejuízos.

PROGRAMA CAMPO SEGURO

O que pode fazer?
Por vezes é necessário deixar o equipamento no campo durante a noite. Se for possível, estacione as máquinas e coloque as condutas de irrigação e demais equipamento fora da visibilidade das vias públicas, atrás de árvores ou colinas.
A proximidade das estradas aumenta a probabilidade de furtos ou danos. Se for possível, coloque o equipamento e os seus componentes de forma a poderem ser vigiados de um local habitado.

Conselhos
Nunca deixe as chaves dentro das viaturas agrícolas;
Feche sempre à chave todas as portas das viaturas agrícolas. Se não tiverem portas, os volantes podem ser bloqueados com uma corrente;
Guarde em local fechado as alfaias agrícolas que não sejam utilizadas;
Guarde os equipamentos de irrigação portáteis que não sejam utilizados;
Coloque as bombas de rega em estruturas de alvenaria com porta forçada;
Não abandone no camp sem vigilância um equipamento agrícola quando ocorrer uma avaria;
Seja o mais imprevisível possível! Altere as suas rotinas diárias mudando os horários de verificação dos equipamentos agrícolas;
Conheça e referencie onde se encontram todos os equipamentos agrícolas na sua propriedade;
Use correntes e cadeados para amarrar os equipamentos a uma árvore, ou a um outro objeto firmemente fixado;
Armazene toda a maquinaria agrícola de grande porte num barracão protegido;
Em alternativa ao barracão, armazene a maquinaria que não está a ser utilizada num recito vedado e próximo de um local habitado;
Assegure-se que toda a maquinaria, motores e ferramentas possuem uma marca de identificação e mantenha um inventário com a descrição, o números se série, o número de chassis, e o modelo de todas as viaturas e máquinas;
Tire fotografias de todas as viaturas, maquinaria, motores e ferramentas e guarde-as em local seguro juntamente com o inventário;
Guarde sempre as ferramentas e as respetivas caixas.

PROGRAMA CAMPO SEGURO

Atenção
A maior parte dos furtos são facilitados pela desatenção e descuido da própria vítima.

Tenha presente:
A OCASIÃO FAZ O LADRÃO.
Envolva os seus vizinhos num esquema de alerta mútua, vigiando e denunciando qualquer atividade suspeita.

Através destes concelhos a Guarda Nacional Republicana ajuda-o (a), a tomar algumas medidas simples e adequadas para diminuir o risco de assaltos.

NÃO ESPERE: É preferível proteger-se do roubo que queixar-se roubar.

EM MÉDIA, O IMPACTO DO DANO É 50 VEZES MAIOR QUE O VALOR DO FURTO.

OS SEUS PERTENCES SÃO PARTE DA SUA VIDA.
Denuncie
Para comunicar um crime em curso ou qualquer atividade suspeita, marque imediatamente um dos seguintes número de telefone:
Posto da GNR da sua área: 253 311 142
Guarda Nacional Republicana: 21 3217000
Número de Emergência Nacional: 112

Permaneça em linha e siga as instruções transmitidas.

AUMENTE A SEGURANÇA DOS SEUS BENS- COLABORE CONNOSCO

A SEGURANÇA COMEÇA EM SI

Nota de Imprensa da Câmara Municipal de Vila Verde

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo