Desporto

Vitória de Guimarães quer ‘lucrar’ com o dérbi lisboeta e aproximar-se do pódio

Rui Vitória quer vencer o Belenenses, no domingo, para o Vitória de Guimarães poder tirar partido de uma eventual derrota do Sporting com o Benfica, na 20.ª jornada da I Liga de futebol.

O dérbi de Lisboa realiza-se igualmente no domingo e, se os ‘leões’ perderem pontos (têm 42) e o Vitória (36) arrecadar três diante dos também lisboetas do Belenenses, o terceiro lugar fica mais perto dos minhotos.

“Eu olho para o meu jogo e, depois, quero que os outros que estão mais acima percam. Não é por ser o Sporting, mas porque é a nossa essência. Queremos aproximar-nos do terceiro lugar. Somos uma equipa com ambição, queremos fazer o melhor e agarrar quem está mais acima. O campeonato vai ser longo e queremos que quem vá acima perca mais jogos, mas nós temos que fazer o nosso trabalho porque senão, não vale a pena”, disse.

O Vitória bateu o Belenenses na quarta-feira, por 2-0, para a Taça da Liga, mas o treinador dos minhotos espera agora um jogo “naturalmente diferente”.

“São condições diferentes, já passaram três dias. O adversário também vai ser diferente, mas queremos muito somar estes três pontos. Temos sido fortes em nossa casa e jogar no ‘D. Afonso Henriques’ não tem sido fácil”, frisou.

No último dia do ‘mercado’, o técnico viu Hernâni sair para o FC Porto, mas recebeu dos portistas, por empréstimo, três reforços que já utilizou diante dos ‘azuis’ do Restelo: Sami, autor do segundo golo, Otávio e Ivo Rodrigues.

Rui Vitória diz-se “satisfeito” pelo aumento das opções, face à chegada destes e de outros reforços, mas também à recuperação de alguns lesionados, o que reforça a “competitividade interna”.

Antes do jogo com o Belenenses, para a Taça da Liga, os minhotos tiveram dois empates algo inesperados, em casa com o Gil Vicente (2-2) e em Penafiel (1-1), “percalços” que encara como naturais, já que as equipas apetrecharam-se “com algum cuidado” e, “na segunda volta, há uma busca pelos pontos das equipas que estão em baixo que faz com que abordem os jogos de forma diferente”.

Disse ainda que a continuidade de Júlio Mendes na presidência (é o único candidato às eleições de 07 de março) “é importante”, pela “estabilidade” que significa.

Vitória de Guimarães, quarto classificado, com 36 pontos, e Belenenses, sétimo, com 27, defrontam-se no domingo, às 16:00, no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo que será arbitrado por Bruno Esteves, de Lisboa.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo