Tecnologia

Novo vírus informático “à solta” pela Europa

Está a decorrer neste momento uma nova vaga de um vírus que já esteve activo no ano passado e que agora está a novamente a assolar os sistemas Windows desta vez um pouco por toda a Europa.

Este vírus encripta todos os ficheiros dos computadores infetados (esta nova ameaça designa-se “ransomware”).

Ao utilizador infectado é solicitado um pagamento por via anónima de 300€ a 600€ (actualmente) para reaver o acesso aos ficheiros que ficaram inacessíveis.

Quando o vírus entra no sistema todo o tido de documentos ficam encriptados – fotografias, músicas, vídeos, documentos Word, Excel, Powerpoint, PDF, ZIP, bases de dados, ficheiros Autocad e muitos outros tipos de documentos (cerca de 500 extensões) são impossíveis de abrir sem descodificar o ficheiro com a chave conhecida apenas pelo atacante.

Aconselha-se especial atenção para a abertura ou execução de ficheiros ou emails cuja proveniência seja desconhecida, e apesar da origem dos emails ser conhecida, poderão os mesmos também estar infectados.

Recomenda-se também que os utilizadores tenham um programa antivírus instalado e atualizado, de forma a reduzir a probabilidade de infecção.

Como media de protecção adicional deve-se efectuar uma cópia de segurança de todos os dados importantes com regularidade para um dispositivo externo, de forma a proteger os dados em caso de ataque informático ou mesmo de avaria do sistema.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo