Desporto

Benfica e Setúbal discutem primeiro lugar na final da Taça da Liga

Agência Lusa
Escrito por Agência Lusa

O Benfica, detentor do título e vencedor de cinco edições, e o Vitória de Setúbal, que arrebatou a primeira, decidem quarta-feira na Luz quem será o primeiro finalista da oitava Taça da Liga em futebol.

Os ‘campeões’ de seis das sete edições da prova discutem as meias-finais da competição quatro dias antes de se defrontarem no mesmo local, domingo, para a 21.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

O confronto entre ‘águias’ e sadinos ficou agendado depois de a formação de Bruno Ribeiro ter garantido na última semana o primeiro lugar do seu grupo, à frente do Sporting, enquanto o Benfica, num grupo de apenas quatro equipas, já se apurara.

Esta primeira meia-final opõe dois ‘campeões’ da Taça da Liga: o Vitória de Setúbal foi a primeira equipa a vencer o troféu, na edição de estreia, em 2007/08, e o Benfica é o ‘rei’ da prova, com cinco taças em sete edições disputadas.

A única vez que as duas equipas se defrontaram na competição foi na estreia, então com um formato muito diferente, com o Vitória de Setúbal a eliminar o Benfica, com um empate na Luz (1-1) e um triunfo no Bonfim (2-1).

A vitória do conjunto setubalense, a 31 de outubro de 2007, graças a um tento de Edinho, aos 83 minutos, ainda é a única derrota do Benfica na prova: depois disso, soma 32 jogos consecutivos sem perder (27 vitórias e cinco empates).

Depois de derrotarem o Benfica, os sadinos bateram o Sporting na final (3-2 nas grandes penalidades, com Eduardo como ´herói’, ao defender três, após 0-0 nos 90 minutos), e conquistaram a primeira edição da prova, em 2007/2008.

Seguiram quatro vitórias seguidas do Benfica (2008/09, 2009/10, 2010/11 e 2011/12), uma do Sporting de Braga (2012/13) e novo triunfo das ‘águias’ (2013/14).

Na presente temporada, Benfica e Vitória de Setúbal já se defrontaram, à quarta jornada da I Liga, num jogo que proporcionou aos lisboetas a vitória mais dilatada na prova (5-0, com ‘hat-trick de Talisca) e a pior derrota dos sadinos.

Desde esse jogo, a 12 de setembro, muito mudou, com a equipa de Setúbal (13.ª na I Liga) a não contar mais com o técnico Domingos Paciência, substituído à 18.ª jornada pelo também ex-jogador e treinador Bruno Ribeiro.

O primeiro finalista da Taça da Liga só conhecerá o seu adversário a 02 de abril, data em que se disputará o jogo entre Marítimo e FC Porto, no Estádio dos Barreiros.

Os insulares serão um finalista inédito, enquanto o FC Porto já disputou duas finais, mas perdeu, com Benfica (3-0, 2009/10) e Sporting de Braga (1-0, 2012/13).

 

Programa das meias-finais:

– Quarta-feira, 11 fev:

Benfica – Vitória Setúbal, 19:45.

– Quinta-feira, 02 abr:

Marítimo – FC Porto, 19:45.

Comentários

Acerca do autor

Agência Lusa

Agência Lusa