O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, afirmou hoje que a Semana Santa daquela cidade tem potencialidades para se transformar no evento da quadra pascal “mais importante” da Península Ibérica.
Para Ricardo Rio, é fundamental um trabalho de parceria entre os vários organismos e uma diplomacia económica para captar novos públicos para a Semana Santa, nomeadamente do sudoeste asiático.
“A Semana Santa já é hoje um ativo económico incontornável e um ícone turístico de Braga”, disse ainda Ricardo Rio.
O autarca falava na apresentação da edição 2015 da Semana Santa de Braga, um evento que, segundo Jorge Coutinho, responsável pela organização, vai significar um investimento de 180 mil euros e manterá, de uma forma geral, o figurino dos anos anteriores.
“A Semana Santa já é hoje um ativo económico incontornável e um ícone turístico de Braga”
“A Semana Santa vive da tradição”, referiu.
Os destaques vão para as procissões de quinta e sexta-feira santas, cada uma das quais costuma reunir, segundo a organização, cerca de 100 mil pessoas.
Os responsáveis pela Semana Santa de Braga “espreitam” uma candidatura a Património Imaterial da Unesco, cujo primeiro passo passará pela obtenção da declaração, pelo Governo português, de património cultural.
O processo para obtenção desta declaração está em curso, devendo estar concluído num prazo de três meses.
Marco Sousa, da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, reclamou mais apoios do Governo central para promoção no exterior da Semana Santa de Braga e de outros eventos daquela região.
Comentários
