Vila Verde

Embalagem dos Lenços dos Namorados com novo design

Os Lenços dos namorados vão passar a ser acondicionados numa embalagem pensada com “um design mais clean e onde o Lenço poderá ser colocado por inteiro, sem qualquer dobra”. As palavras foram proferidas pela directora da Adere-Minho, Teresa Costa, durante a sessão de apresentação do produto, ao final da manhã de hoje, nas instalações da associação sediada em Soutelo. O evento foi abrilhantado pela actuação do grupo de percussão da EB 2,3 de Palmeira.

A nova embalagem, com uma estética mais simples e objectiva, mantém os motivos constantes no ícone minhoto, mas é ‘à prova de dobras’, o que assume particular relevância por estarmos a falar de uma “obra de arte”. Outra das novidades é a informação para o consumidor, colocada no verso da embalagem, que garante a autenticidade e genuinidade do produto. No interior pode ainda ser encontrado um folheto com um resumo da história desta tradição regional, algumas dicas sobre os pontos de bordado utilizados e as categorias em que se dividem os Lenços: clássico (réplica exacta dos tradicionais), criação clássica (com algumas alterações em relação aos mais antigos) e inovador (trabalhos totalmente originais).

Como já vem sendo hábito nos últimos anos, 14 de Fevereiro é dia de apresentar um novo embaixador. Desta feita, a escolha recaiu sobre Jorge Silva, que tem um espaço em Guimarães para produção integral da imagem pessoal. O vimaranense já prometeu reservar no seu estabelecimento um local dedicado à exposição e promoção dos Lenços. Jorge Silva, antigo futebolista profissional, referiu que vai encarar esta missão “com sentido de responsabilidade, em nome da cultura da nossa região”.

Instrumentos musicais com motivos dos Lenços

Durante a sessão houve ainda tempo para a assinatura de um protocolo entre a Adere-Minho e a empresa Sond’Art, que já começou a produzir bombos decorados lateralmente com os Lenços dos Namorados. O presidente da associação soutelense mostrou-se bastante agradado com uma parceria que ‘junta o melhor de dois mundos’. “É a junção de duas artes, que permitirá maior promoção e divulgação de ambas», sublinhou Abílio Vilaça, acrescentando que é com grande satisfação que continua a constatar que os Lenços dos Namorado são “um produto vivo, que não se esgota nele mesmo e inspira o aparecimento de novas criações”.

Por sua vez, o representante da Sond’Art, José Maria Rego, manifestou clara de intenção de produzir instrumentos que, além da finalidade musical, sejam obras de arte. Para tal, contactou um artista plástico que já realizou diversas intervenções em bombos. Desta forma, procura “promover tradições, já que, num mundo globalizado, são estas que nos valorizam e diferenciam”.

 

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo