Cultura

Num só dia três Embaixadores da certificação dos Lenços de Namorados do Minho

A Adere-Minho esteve na Sic, no programa Grande Tarde, para a promoção da certificação dos Lenços de Namorados do Minho, desta feita foi a artesã de Viana do Castelo – Conceição Pimenta – que foi destacada para mostrar a diversidade da tipologia de Lenços de Namorados do Minho.

O programa visitou a sua loja em Viana do castelo, frisando o trabalho que a sua Casa desenvolve nomeadamente no Bordado de Viana do Castelo e dos Lenços de Namorados do Minho, dois produtos certificados.

Já em estúdio a artesã Conceição Pimenta, aproveitou para explicar as várias tipologias de Lenços de Namorados que borda e comercializa, nomeadamente os de ponto de cruz, mais senhoriais, o lenço do Manel e da Maria uma criação sua, que só se vê em Viana do Castelo, os bordados, azul e vermelho muito característicos de Guimarães, que não contem qualquer quadra, bem como de outros concelhos como Barcelos, Vila Verde, Amares, Monção, etc.

Também teve oportunidade de levar outro tipo de peças com bordados dos Lenços de Namorados, como um vestido de noiva, uma camisa e uns sapatos com bordado manual.

No final a Directora Geral da Adere-Minho convidou os apresentadores João Baião, Andreia Rodrigues e Luciana Abreu, para serem Embaixadores da Certificação dos Lenços de Namorados do Minho, convite que aceitaram, tendo recebido um lenço personalizado.

Uma das quadras especiais foi para João Baião, da autoria da artesã:

Sic é um canal de eleição
Grande tarde tem magia e paixão
Andreia e Luciana tocam o coração
Delicioso é o menino João

Mais três Embaixadores empenhadores em promover o artesanato português certificado.

Nota de imprensa de Adere-Minho

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo