Cultura

Braga: Fernando Santos, João Lobo Antunes e Henrique Leitão, no Auditório Vita

O selecionador nacional Fernando Santos, o Conselheiro de Estado João Lobo Antunes, e o físico e vencedor do Prémio Pessoa 2014 Henrique Leitão, serão as figuras de cartaz de um debate a realizar na sexta-feira, dia 20, no Auditório VITA, em Braga (21h00), que terá a ‘Cultura’ como pano de fundo e a moderação do presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Carlos Magno.

A iniciativa, que conta com a colaboração da consultora bracarense GTI, inscreve-se no ciclo de conferências ‘Olhares sobre…Economia, Cultura, Política e Família’ e parte da ‘Nova Ágora’, um projeto que representa uma aposta da Arquidiocese de Braga em promover um espaço de encontro e reflexão entre crentes e não crentes.

“Queremos promover um verdadeiro espaço de encontro, capaz de congregar diferentes perspetivas, ideologias e vivências, pois acreditamos que esse é o caminho para uma sociedade mais autêntica e coerente. Para combater a crise de valores que atinge a sociedade moderna, é urgente recusar os discursos construídos, as frases feitas e os pensamentos talhados, encarando o saber acolher e respeitar a diferença de opinião como um passo importante para encontrar novos rasgos e novas soluções”, sustenta o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

Recorde-se que o ciclo de conferências ‘Olhares Sobre…’ teve início na passada sexta-feira, dia 13, com a realização de um primeiro debate em que o ex-ministro das finanças Miguel Cadilhe, o presidente do CES, Silva Peneda, e o ex-secretário geral da UGT, João Proença, se debruçaram em torno dos temas que marcam a atualidade nacional e internacional da ‘Economia’.

Em março, o ciclo de conferências regressa ao palco do Auditório VITA, nos dias 13 e 20, para debater os temas ‘Política’ e ‘Família’, respetivamente.

O painel de oradores para debater o tema ‘Política’ ficará a cargo da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, do deputado José Junqueiro e do professor universitário Miguel Morgado.

Por fim, no dia 20 de março, o ciclo de conferências encerra com uma reflexão sobre a ‘Família’, apresentando como conferencistas António Pinto Leite, presidente da ACEGE, a psicóloga Margarida Cordo, e Rosário Carneiro, ex-presidente da Comissão Parlamentar para a Paridade, Igualdade de Oportunidades e Família.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo