País

Associação de Municípios indica Jorge Nunes para gestor do Programa Operacional do Norte

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) ratificou hoje o nome do ex-presidente da Câmara de Bragança António Jorge Nunes para vogal da Comissão Diretiva do Programa Operacional (PO) Regional do Norte.

A decisão surge na sequência da escolha do antigo autarca de Bragança, eleito pelo PSD, durante uma reunião realizada em 18 de fevereiro, em Santo Tirso, em que participaram 78 presidentes e/ou representantes das 86 câmaras que integram a área territorial da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), disse aos jornalistas o presidente da ANMP, Manuel Machado.

Além de António Jorge Nunes, esteve sobre a mesa a hipótese de escolher o socialista António Magalhães, ex-presidente do município de Guimarães.

Em 13 de janeiro deste ano, a ANMP indicou pela segunda vez Carlos Duarte para o lugar, mas “o Governo recusou sem justificação válida”, igualmente pela segunda vez, a indigitação deste nome, que tinha sido escolhido por unanimidade pelos autarcas da região Norte.

Perante a recusa do Governo em aceitar Carlos Duarte, a ANMP “voltou a ouvir os autarcas do Norte”, em 08 de janeiro, numa reunião em Guimarães, e estes “reiteraram a sua vontade de manter o engenheiro Carlos Duarte como seu representante no PO Regional”, disse então Manuel Machado.

Compete à ANMP “indigitar os vogais para as comissões diretivas dos PO regionais”, cabendo ao Governo “nomear e exonerar”, recordou hoje Manuel Machado, em Coimbra, após a reunião do conselho diretivo da Associação de Municípios em que foi ratificado o nome de António Jorge Nunes.

Para seus representantes, como vogais, nas comissões diretivas dos PO regionais, no âmbito do programa comunitário de apoio Portugal 2020, a ANMP decidiu indicar os nomes escolhidos pelos municípios que integram cada uma das regiões.

“Está feita uma nova escolha e espero que não se repita a saga”, disse Manuel Machado.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo