País

Em novembro entra em circulação nova nota de 20 euros

A nova nota de 20 euros foi apresentada esta terça-feira, 24 de fevereiro, pelo presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, e vai entrar em circulação a 25 de novembro. Esta é a terceira nota da série “Europa” e conta como novidade com um elemento de segurança inovador: uma janela com retrato no holograma.

Mario Draghi referiu na apresentação que na data em que esta entrar em circulação o Eurosistema já deverá ter impresso mais de 4300 milhões de notas e referenciou a importância desta nota por ser uma das que mais circula dentro da zona euro.

Com o reforço de um elemento de segurança inovador, a nova nota de 20 euros quando observada contra a luz apresenta a janela transparente e revela uma figura mitológica grega, visível tanto na frente como no verso. Para além deste aspeto, tal como as notas desta nova séria, inclui também um “número esmeralda” e um retrato na marca de água.

Depois da nova nota de 20 euros entrar em circulação, seguir-se-ão as notas de 50, 100. 200 e 500 euros. Em circulação encontram-se já as novas notas de 5 euros, desde 2 de maio de 2013, e de 10 euros, introduzida desde 23 de setembro de 2014.

Combater a falsificação continua a ser uma prioridade junto das autoridades monetárias. De acordo com o Banco de Portugal, 86% das notas apreendidas no primeiro semestre de 2014 foram notas de 20 e 50 euros, com 2297 e 1829 casos de falsificação, respetivamente. Neste mesmo período verificaram-se 4818 notas contrafeitas em Portugal, número que se traduziu numa queda de 45%.

De referir que foram já diversas as medidas adotadas pelo BCE para dar apoio aos fabricantes, fornecedores e proprietários de equipamento responsável por processar e funcionar com notas no período de adaptação das respetivas máquinas e dispositivos de autenticação das notas da nova série.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo