Vila Verde

Fardas com bordados de Vila Verde à conquista de chefs nacionais e internacionais

A Xpepper apresentou-se ao mundo com o lançamento de alguns modelos personalizados de uma nova oferta no mercado: fardas para chefs de cozinha e pessoal de sala, ao gosto do cliente, e com bordados dos Lenços de Namorados de Vila Verde, uma novidade Namorar Portugal que já está a fazer sucesso no estrangeiro.

Cláudia Pimenta, ex professora de línguas durante 14 anos, empreendeu agora numa nova aventura empresarial, motivada por uma necessidade no mercado, identificada com a ajuda de chefs de cozinha seus amigos: fardas personalizadas.

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O cuidado cada vez maior com a imagem na cozinha fez com que, numa altura da sua vida em que experimentava algo novo, na organização de eventos em restauração, reparasse que, a atenção tida com a mesa e a qualidade do serviço, não tinham equivalência com a imagem do pessoal. “Às vezes dizia a chefs meus amigos ´Falta-te aí qualquer coisa’, olhando para a jaleca”, refere a empresária.

Foi um amigo seu, chefe com estrela Michelin, que lhe deu o empurrão final: “Ele liga-me e diz ’Olha vou ter um evento em Paris, na embaixada portuguesa. Preciso de uma jaleca, por isso desenrasca-te, se faz favor’ e hoje sou-lhe grata, foi a primeira que fiz. O evento foi um sucesso, ainda mais, sendo ele Estrela Michelin, deu maior visibilidade e desde aí nunca mais parei. Atualmente estou a fardar espaços maiores desse chefe, em Lisboa. Já fardei restaurantes em Miami, em Espanha… A empresa não estava ainda divulgada e já estava a internacionalizar-me, sempre com trabalho”. Cláudia não esconde que é esse o objetivo maior: a internacionalização.

O que hoje foi apresentado na Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde, desfilados pelos alunos de Cozinha do Chefe José Vinagre – jalecas, aventais, camisas, polos, lenços de piratas,… – “é só uma amostra”, refere Cláudia Pimenta. “Cada vez mais o cliente quer ter uma marca que os acompanhe, com pedidos personalizados, desde a forma de fechar da jaleca, à posição dos botões, até aos motivos bordados”.

A oportunidade de o lançamento da Xpepper fazer-se com a marca Namorar Portugal foi escolha da empresária, explicando a razão: “os chefes de cozinha e as pessoas de sala podem ter uma peça diferenciadora e única, que alie a inovação constante que impomos nas fardas, com a tradição do bordado desta região, transformando-as em peças únicas”.
Claúdia Pimenta, natural de Viana do Castelo, justificou a predileção pelos motivos dos Lenços de Namorados de Vila Verde: “já conhecia os bordados de Viana mas os de Vila Verde são tão coloridos, que sempre gostei de os ver em vestuário. Então porque não elevar as jalecas para este nível?”.

A estreia de fardas da linha Namorar Portugal acontece hoje, na BTL – Feira de Turismo de Lisboa: “há uma jaleca que fiz desta coleção para uma chef que trabalha muito com peixe com motivos dos Lenços de namorados, mas com um peixe bordado. Tenho que a entregar hoje porque ela vai fazer um showcooking na BTL. Depois vai para um evento gastronómico, em Ourense, chamado Xantar, em que vai usar outra, com um coração típico desta região…”

Cláudia Pimenta revelou a sua motivação em ser mais uma embaixadora de Vila Verde: “em Lisboa e no resto do país praticamente não se vê nem conhece-se os bordados dos lenços de Namorados e quando são vistos as pessoas ficam maravilhadas pela beleza. Estou satisfeitíssima com as pessoas com quem trabalho. Obviamente se quero tradição tenho que ir ao encontro de quem melhor a conhece, as pessoas e bordadeiras de Vila Verde, que têm feito um trabalho excecional”.

O presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, revelou, uma vez mais, a sua satisfação pela apresentação de mais um produto Namorar Portugal, destinado a um mercado de nicho que parece ‘condenado’ ao sucesso: “Este produto extraordinário vai disseminar a imagem dos Lenços de Namorados pelo país e pelo mundo. Dou os parabéns à Claúdia Pimenta, da Xpepper, pela visão e pela aposta tão específica”.

No final, o autarca sublinhou o sucesso do ensino do curso de Cozinha da EPATV: “Temos uma grande esperança nestes jovens que se formam na Escola Profissional. Sabemos que são muito procurados, tanto que não já há profissionais disponíveis no mercado, formados neste curso”.

Amanhã, 27 de fevereiro, vai ser apresentado o último projeto Namorar Portugal, o vinho verde branco Socalcos do Bouro, da Quinta do Cruzeiro, no espaço Namorar Portugal, a partir das 11:00.

Nota de imprensa de FPXT – Comunicação Criativa

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