Cultura

Trás-os-Montes: Eurodeputado José Manuel Fernandes apresenta novo livro com prefácio de Pedro Passos Coelho

“Pela Nossa Terra-Trás-os-Montes 2015” é o nome do mais recente livro da autoria do eurodeputado vilaverdense, José Manuel Fernandes. A cerimónia de apresentação da obra prefaciada pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, tem lugar no sábado, 28 de fevereiro, pelas 15h00, no Centro Cultural de Mirandela e será presidida pela ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque. O presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Sobrinho Teixeira, é o responsável pela sua apresentação.

O novo livro das publicações “Pela Nossa Terra”, agora dedicado à região de Trás-os-Montes, para além de focar temáticas como o novo quadro financeiro plurianual para 2014-2020, os fundos europeus, o acordo de parceria “Portugal 2020″ e informações da União Europeia, conta ainda com detalhes sobre a região de Trás-os-Montes, nomeadamente ao nível demográfico com base nos Censos 2011 por freguesia. Os 26 concelhos da região têm também uma secção dedicada no livro, com destaque para a valorização dos elementos do património histórico e cultural existentes.

A obra que tem como base “valorizar as nossas instituições, os agentes de desenvolvimento, e fornecer informação” útil “com o objetivo de promover e desenvolver ainda mais o nosso território”, conforme pode ler-se na introdução da mesma, conta ainda com uma área de agenda onde entre as informações apresentadas se encontram provérbios e datas das festas e eventos dos distritos de Bragança e Vila Real.
A publicação “Pela Nossa Terra – Trás-os-Montes 2015” está inserida no compromisso estabelecido pelo antigo presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, atual deputado do PSD no Parlamento Europeu, José Manuel Fernandes, de durante este seu segundo mandato estreitar os laços de proximidade com a região de Trás-os-Montes, tal como já vem acontecendo com a região do Minho.

De referir que a quinta edição da publicação “Pela Nossa Terra – Minho” foi apresentada no início deste mês de fevereiro no auditório da Universidade do Minho, no campus de Azurém, em Guimarães.

Um livro com prefácio de Pedro Passos Coelho

No prefácio do livro “Pela Nossa Terra- Trás-os-Montes 2015”, o primeiro ministro, Pedro Passos Coelho considera que “Portugal conseguiu um excelente resultado para as suas regiões, com um envelope financeiro acima do proposto inicialmente pela Comissão e com melhores condições para uma utilização eficiente desse dinheiro”.

Pedro Passos Coelho reforça a importância do Parlamento Europeu, que considera que “em muito contribuiu para um melhor resultado para a Europa e para Portugal”, realçando também a importância da “aplicação capaz e bem-sucedida dos chamados fundos comunitários” no próximo quadro de apoio. O primeiro-ministro refere ainda no prefácio deste livro, o Euro e a necessidade que existe de medidas que protejam os Estados dos “efeitos assimétricos de choques económicos”.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo