País

Essência do Vinho premeia branco do Dão, Moscatel de Setúbal e tinto alentejano

Um branco do Dão, um Moscatel de Setúbal de 1911 e um tinto Regional Alentejano foram eleitos os melhores vinhos portugueses de 2014 pelo júri da Essência do Vinho (EV), evento que termina domingo, no Palácio da Bolsa, no Porto.

Os vinhos vencedores foram eleitos por um “painel internacional de jurados”, entre críticos, escanções, jornalistas e importadores, informou a organização em nota enviada à agência Lusa.

Os jurados provaram e avaliaram, em prova cega, 56 vinhos portugueses brancos, tintos e generosos lançados em 2014 e pré-selecionados por vários especialistas da revista Wine.

“Os oito vinhos tintos, o vinho branco e o generoso que obtiveram as melhores classificações constituem agora o ‘Top 10 Vinhos Portugueses'”, referiu ainda a EV.

Nas três categorias concorrentes, a vitória foi para o Quinta dos Carvalhais Branco Especial, do Dão, o José Maria da Fonseca Moscatel de Setúbal Superior 1911 e o Menino António Alicante Bouschet 2012, este um tinto Regional Alentejano.

O primeiro é um vinho que a Sogrape produz na Quinta dos Carvalhais, em Mangualde, e resulta de um lote das colheitas de 2004, 2005 e 2006.

O segundo vinho é da José Maria da Fonseca, uma conhecida empresa produtora sediada em Setúbal que o lançou para comemorar os 180 anos da sua fundação.

O Menino António Alicante Bouschet 2012 pertence à Herdade da Malhadinha Nova, uma propriedade situada em Beja. Outro vinho desta casa, o Malhadinha Nova, obteve o segundo lugar.

Foram também distinguidos os vinhos Quinta Vale D. Maria Vinha do Rio 2012, do Douro, Quinta do Ribeirinho Baga Pé Franco 2010, da Bairrada, Terrenus Reserva Vinhas Velhas 2011, Regional Alentejano, Procura 2012, Regional Alentejano, Antónia Adelaide Ferreira 2010, do Douro, e Dona Maria Reserva 2009, do Alentejo.

A organização da Essência do Vinho agendou a entrega dos prémios para um jantar marcado para esta noite.

Na mesma altura, a Câmara Municipal do Porto, que integra a rede Great Wine Capitals, rede de grandes vinhedos do mundo, entregará os prémios portugueses “Best Of Wine Tourism 2015”, que pretendem realçar boas práticas, serviços e oferta de enoturismo.

O Museu do Douro, na Régua, destacou-se ao vencer o prémio internacional na categoria de Arte e Cultura.

A nível nacional, destaque para o projeto Boeira Portugal in a Bottle, de Vila Nova de Gaia, que ganhou na categoria Experiências Inovadoras de Enoturismo, e para a Quinta das Escomoeiras, de Celorico de Basto, vencedora do prémio Práticas Sustentáveis

A 12.ª Essência do Vinho apresenta mais de 3.000 vinhos de 350 produtores, nacionais e estrangeiros, e do seu programa constam mais de uma dezena de provas comentadas

A organização é da empresa homónima, em parceria com a Associação Comercial do Porto.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo