País

Portas sublinha crescimento de 5,2% do investimento “o maior dos últimos 15 anos”

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, sublinhou hoje, numa visita à Bosch, em Braga, que o crescimento de 5,2% do investimento representa “a maior taxa dos últimos 15 anos”.

Paulo Portas falava durante uma visita à Bosch, em Braga, onde lhe foi apresentado o projeto candidato a fundos do Compete, que prevê a investigação e desenvolvimento de soluções multimédia avançadas para a indústria automóvel, num investimento previsto de 50 milhões de euros até 2018, estando prevista a contratação de cerca de 90 engenheiros da área de Investigação e Desenvolvimento e 165 bolseiros para a Universidade do Minho.

“Toda a gente sabe que o investimento é o dado mais crítico da economia portuguesa, como nós durante bastante tempo não fizemos reformas perdemos competitividade e isso fez-nos perder níveis de investimento, mas os dados que saíram hoje revelam que em 2014 o investimento cresceu em Portugal 5,2 %, isto quer dizer que é a maior taxa de crescimento de investimento desde 1999, a maior taxa de crescimento de investimento dos últimos 15 anos”, afirmou Paulo Portas.

O vice-primeiro-ministro referiu-se ainda aos números hoje divulgados sobre as exportações, considerando que o crescimento de 3,4% em 2014 “é o maior recorde de sempre das exportações”.

De acordo com Paulo Portas, este crescimento “tem um contributo assinalável do turismo, dos serviços e coloca um desafio importante, quanto mais alto Portugal subir em exportações, mais difícil é continuar a crescer”.

“É absolutamente determinante para uma economia moderna ter um peso muito significativo, que em termos ideais deve aproximar-se, até 2020, de 50% do PIB em exportações e lembro que, há poucos anos, nós tínhamos apenas 28% do PIB em exportações”, afirmou.

Paulo Portas já tinha considerado como “verdadeiramente positiva” a redução do desemprego, hoje divulgada.

“O desemprego desce tanto nos jovens como na população mais adulta. Isto é um sinal de que o país obviamente está a dar a volta”, disse Paulo Portas, após uma visita à Feira Internacional de Turismo, que decorre em Lisboa.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo