País

Vieira do Minho: Inauguração de nova embarcação dá continuidade à tradição secular da vezeira

A embarcação que permite a travessia de gado bovino entre a freguesia de Louredo, no concelho de Vieira do Minho, para o lugar da Ermida, em Terras de Bouro, foi inaugurada no domingo, 1 de março.

Com a nova Vezeira da Ribeira dá-se continuidade ao ritual da vezeira, uma tradição comunitária da região que conta já com mais de dois séculos e que salvaguarda a travessia do gado bovino até às pastagens da Serra do Gerês. A barcaça inaugurada tem 10 metros e vai permitir a ligação entre as duas margens do rio Cávado, numa distância de cerca de 200 metros.

Na cerimónia de inauguração da nova embarcação marcaram presença entre os ilustres o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, a Presidente da Assembleia Municipal, Neli Pereira e os presidentes das Juntas de Freguesia de Louredo e de Cova/Ventosa, António Barbosa e Manuel Pereira da Silva, respetivamente.

Um momento importante para os populares que também marcaram presença nesta solenidade, que foi abrilhantada pela atuação do Rancho Folclórico os Passarinhos da Ribeira.

Após a cerimónia, a barcaça retomou a tradicional travessia da barragem da Caniçada em direção ao alto da Serra do Gerês fazendo reviver esta tradição secular. A nova embarcação vai manter-se no alto da Serra do Gerês até setembro, mês em que regressará às freguesias de origem.

Durante a sua permanência na Serra do Gerês será mantida à vez pelos seus proprietários, os quais se mantêm na montanha, local onde pernoitam e cozinham nos fornos disponíveis.

Esta é uma tradição que permanece graças ao empenho e vontade da população, a qual continua a fazer valer o seu direito ancestral de usar as zonas de pasto na serra, e que contou com a colaboração dos autarcas e com o apoio do financiamento do grupo EDP.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo