País

A gastronomia tradicional vai ser rainha em Terras de Bouro

Os Fins de Semana Gastronómicos estão de volta à serra num festim para o paladar dos apreciadores da gastronomia tradicional. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Terras de Bouro e pela Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal, decorrerá em Terras de Bouro e no Gerês, de 20 a 22 de Março.

O lugar de destaque vai para o Cozido à Terras de Bouro, um prato típico de montanha em que a carne de porco curada assume lugar de primazia, acompanhada por batatas, couve galega e feijão. A iguaria remonta a tempos ancestrais, mas continua a ser apreciada por habitantes locais e visitantes até aos dias de hoje.

O famigerado cabrito de Terras de Bouro é outra das opções na ementa preparada para um fim de semana dedicado à cultura gastronómica local. Para a sobremesa, a organização sugere os doces típicos de Natal, como a aletria e as rabanadas, que prometem adoçar o bico dos amantes da doçaria tradicional e aconchegar os estômagos depois de uma boa pratada à moda serrana.

Se já começou a contar calorias, o problema está resolvido. O evento decorre em paralelo com o III Festival de Caminhadas do Gerês, pelo que não faltam soluções para recuperar a linha, com quatro caminhadas diárias. O grau de dificuldade é variável, com opções para todos os públicos, desde os caminhantes mais audazes até aos que se iniciam nestas andanças.

Outro dos motivos de interesse é a entrada gratuita em vários espaços culturais, nomeadamente, o Museu de Vilarinho da Furna, o Museu da Geira Romana e a Porta do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Lista de restaurantes aderentes: Adega da Vila, Adelaide, Baltazar, Casa do Criado, Cerdeira, Do Rita, Geresiana, Lua de Mel, Lurdes Capela, O Bem Cozinhado, O Cantinho de Antigamente, Rio Homem, Sobreiro, Stop, Toca do Caçador, Universal e Vessada.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo