Vila Verde

Deputada do PCP questiona governo sobre Lagoa dos Carvalhinhos

A deputada do PCP na Assembleia da República, Carla Cruz, questionou mais uma vez o Governo acerca das soluções para a situação das Lagoas dos Carvalhinhos, situadas nas freguesias de Vila de Prado, Cabanelas e Oleiros, no concelho de Vila Verde. O local está a transformar-se num depósito de lixo e representa cada vez mais um perigo para a população.

Esta nova intervenção, da deputada do Partido Comunista eleita pelo círculo de Braga junto do Governo, surge no seguimento de uma visita efetuada no dia 16 de fevereiro às Lagoas dos Carvalhinhos, conforme o VilaVerde.net já tinha noticiado. Esta foi uma visita onde Carla Cruz, acompanhada pelo eleito na Assembleia Municipal de Vila Verde, Hugo Gonçalves, e outros membros da Comissão Concelhia de Vila Verde do PCP presenciou a degradação que persiste no local.

“Há lagoas que estão convertidas em autênticas lixeiras a céu aberto, sendo depositados vários resíduos sólidos (pneus, vidros, frigoríficos)”, descreve a deputada da CDU na questão, com data de 24 de fevereiro, que tem como destinatário o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia. “Em nenhuma das lagoas visitadas encontramos qualquer vedação impeditiva do acesso, pelo que representam, sobretudo as que estão perto de residências, perigo para as populações”, completa.

O PCP tem acompanhado a situação há alguns anos e esta não é a primeira intervenção com vista a que sejam efetuadas as devidas reparações nas Lagoas dos Carvalhinhos que se encontram desativadas.

“Em 2009, o Plano de Ação da Agenda Global para o Ambiente na Região Norte 2009-2013, identificava a existência de um passivo ambiental geológico inerente à atividade extrativa de argila, na qual se incluem as lagoas dos carvalhinhos, tendo sido estabelecida como área de intervenção prioritária. Ora, estamos em 2015 e nada foi concretizado”, reforça Carla Cruz, que solicita esclarecimentos ao Governo acerca da recuperação e requalificação do passivo ambiental nas Lagoas dos Carvalhinhos.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo