O Centro Social da Casa do Povo de Escariz, em Escariz S.Martinho, foi inaugurado na manhã de sexta-feira, 6 de março. O novo equipamento social, composto por creche e uma estrutura Residencial Sénior, tem a capacidade de apoiar mais de cinco dezenas de pessoas no concelho de Vila Verde.
A cerimónia de inauguração foi presidida pelo secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Agostinho Branquinho que considerou que o novo Centro Social é “um espetáculo”.
Entre os ilustres estiveram ainda o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, os presidentes da Direção e da Assembleia Geral da Casa do Povo de Escariz, Adelino Machado e António Estrada, respetivamente.
O edifício do Centro Social da Casa do Povo de Escariz foi durante a solenidade benzido pelo Reverendíssimo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga.
“Esta obra é o resultado de muitas vontades que se uniram na freguesia”, disse o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, de acordo com o Correio do Minho. O autarca reforçou ainda a cobertura na área social no concelho. “Temos uma cobertura de 50%”, reforçou, sendo que em 33 concelhos existem já 14 equipamentos.
António Vilela referiu ainda a necessidade da requalificação dos equipamentos em Prado, Moure e Ribeira do Neiva, desafiando o secretário de Estado a apoiar os projetos.
Agostinho Branquinho aceitou o desafio e lembrou que este mês de março vão abrir candidaturas no âmbito do novo quadro comunitário.
Este Centro Social, agora inaugurado, já se encontra em funcionamento há oito meses e junta-se aos 13 equipamentos desta natureza existentes no concelho de Vila Verde. O terreno foi doado por uma família da freguesia e a obra contou com um investimento de cerca de dois milhões de euros.
No total, o Centro Social conta com 18 quartos duplos e oito individuais, uma creche com berçário e está equipado com todo o material necessário às necessidades de todos os que careçam do apoio prestado pelo mesmo.
Comentários
