Vila Verde

A ADERE-MINHO entregou certificados a artesãos que participaram em Exposição das Tradições Minhotas Certificadas na Assembleia da República

A Adere-Minho realizou esta manhã, em Soutelo (Vila Verde), uma conferência de imprensa de balanço da Exposição das Tradições Minhotas Certificadas, realizada na Assembleia da República entre 28 e 30 de Janeiro deste ano, aproveitando para distinguir os artesãos participantes nessa iniciativa.

Numa sessão “simples, mas simbólica” – que contou com a presença do Deputado Eng. Altino Bessa e do Dr. Nuno Martins, Assessor do Sr. Vereador para o Turismo e Artesanato da Câmara Municipal de Barcelos, Dr. Carlos Brito – Teresa Costa, Directora-Geral da Adere-Minho, classificou de “experiência marcante para todos os envolvidos” a exposição realizada na Assembleia da República, destacando o impacto que a mesma teve não só “na promoção das Tradições Minhotas certificadas, mas também no alertar do poder político para a necessidade e importância e a importância de criar legislação que enquadre a certificação dos produtos artesanais não alimentares”.

No mesmo sentido foram as declarações do Sr. Deputado Eng. Altino Bessa, que reforçou o seu comprometimento e apoio incondicional à Adere-Minho nesta luta, reiterando os esforços que tem desenvolvido e mostrando-se “confiante de que a tão aguardada legislação estará em vigor ainda durante esta legislatura”, o que permitirá potenciar e alavancar o crescimento de uma actividade de grande importância económica, cultural e social.

Também o Dr. Nuno Martins usou da palavra para deixar uma palavra de “agradecimento e reconhecimento à Adere-Minho” pela colaboração que tem tido com o Município de Barcelos, destacando a “relação profícua na defesa e promoção das artes tradicionais”, frisando que “o artesanato é, sem dúvida, a grande marca de Barcelos”.

Receberam os certificados os artesãos Júlia Côta e Vítor Baraça, referências do Figurado de Barcelos, Sameiro Fernandes do Bordado de Guimarães, Conceição Pimenta e Isilda Parente, do Bordado de Viana do Castelo, e Camila Silva e Helena Silva dos Lenços dos Namorados do Minho, todos eles unânimes na importância e prestígio que este tipo de iniciativa tem na divulgação do artesanato tradicional certificado.

Nota de Imprensa da Adere-Minho

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo