País

GNR: Operação Cintos de Segurança

A Guarda Nacional Republicana intensifica entre o dia 09 e 15 de março, a fiscalização do uso do cinto de segurança e de sistemas de retenção para crianças (SRC).

As cerca de 2400 ações de fiscalização serão levadas a cabo por um efetivo de cerca de 5500 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos comandos territoriais. No ano transato, neste âmbito, foram detetados 24052 condutores a circular em infração, 23205 por falta de cinto de segurança e 1847 por não utilização do SRC. Estes dispositivos reduzem a ocorrência de ferimentos ou a sua gravidade, nos ocupantes de uma viatura automóvel interveniente em acidente de viação.

Contudo, as estatísticas dos acidentes de viação ocorridos em Portugal continuam a apresentar números preocupantes sobre esta matéria, particularmente os ocupantes que se fazem transportar nos bancos da retaguarda dos veículos ligeiros de passageiros e nos veículos pesados de mercadorias e de passageiros, sem fazerem uso de sistema de retenção.
Neste sentido, a Guarda continua empenhada em alertar os cidadãos para a importância uso do cinto de segurança e do SRC.

Fonte: GNR

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo