País

ASAE «Operação Cópia» – valor das apreensões totalizam cerca de €14.000

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica procedeu na passada semana, a várias ações de fiscalização e de inspeção na região Norte do país, nos concelhos do Porto, Gondomar e Vila Nova de Famalicão, no âmbito do combate aos ilícitos de usurpação e aproveitamento de obra contrafeita ou usurpada.

ASAE «Operação Cópia»

ASAE «Operação Cópia»

Como resultados destas ações, que decorreram nas várias fases de produção, distribuição e comercialização de obras literárias usurpadas e reprodução ilegal de CD’s e DVD’s, foram executados seis mandados de busca em domicílios e viaturas, tendo sido apreendido diverso material, do qual se destaca:

– Apreensão de quatro computadores com 17 drives de gravação, 3 impressoras de alto débito, 1 guilhotina industrial, 3688 CD’s e DVD’s. Este material tinha como finalidade a extração de obras da internet e, posteriormente comercializada a sua “matriz“ para reprodução. Os artigos destinavam-se a ser vendidos essencialmente em feiras no Norte do país.

-Apreensão em estabelecimento de restauração e bebidas, de uma pen e um disco rígido.

– Apreensão num centro de cópias universitário de livro e respetivas fotocópias.

Foram ainda constituídos cinco arguidos, sendo dois deles já reincidentes pela prática do crime de aproveitamento de obra contrafeita ou usurpada, tendo o valor total das apreensões ascendido a cerca de €14.000.

Fonte: ASAE

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo