Vila Verde

Lar de S.Salvador promove sessão de sensibilização sobre gestão do luto e da dor

“Gestão do luto e da dor: o papel e o contributo dos profissionais das respostas de apoio social a idosos” é o nome da ação de sensibilização que terá lugar nas instalações do Lar de S. Salvador, em Vila Verde, no dias 18 e 25 de março, entre as 19h00 e as 22h00.

Este 1º ciclo de debates sobre gestão do luto e da dor será ministrado por Márcia Amorim, assistente social, diretora de serviços de um equipamento de apoio social para idosos, docente e conselheira de luto pela Associação de Apoio à Pessoa em Luto (APELO).

“O objetivo basilar da ação é basicamente, o de desmistificar a morte, entendendo-a com o encerrar de um ciclo de vida, sendo ela tão legítima como nascer”, disse Raquel Carvalho, diretora técnica do Lar de S. Salvador, ao VilaVerde.net. Raquel Carvalho clarificou também que no decorrer desta ação será dado enfoque ao significado e transcendência da morte, uma vez que ao longo dos anos este nem sempre foi um assunto tabu na sociedade.

A sessão de sensibilização organizada pelo Lar de S.Salvador destina-se a sociólogos, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais da área das ciências sociais e humanas.

“Cada vez mais, os profissionais da área de apoio à terceira idade devem munir-se competências e de habilidades que lhes permitam descodificar e compreender o seu significado, sabendo prestar a retaguarda aos seus familiares no processo de luto, pois a morte não só é para quem parte, como para quem fica, o que exige uma reorganização de rotinas e de dinâmicas de vida “ considera Raquel Carvalho.

A diretora técnica do Lar de São Salvador adiantou ainda ao VilaVerde.net que caso exista uma boa aceitação por parte dos participantes poderão vir a ser desenvolvidos novos ciclos de debates assentes nesta temática.

Inicialmente com sessões previstas para os dias 13 e 18 de março, este 1º ciclo de debates sobre gestão do luto e da dor foi reagendado para os dias 18 e 25 de março havendo ainda algumas vagas disponíveis.

As inscrições para esta sessão de sensibilização têm o custo de 40 euros e são limitadas a 15 participantes que terão direito a certificado de participação. Para mais informações os interessados devem contactar a organização através dos números 926727290 e 253320151 ou do e-mail geral@larssalvador.com.

Lar de S.Salvador promove sessão de sensibilização sobre gestão do luto e da dor

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo