País

Software malicioso ataca portal das Finanças

As Finanças vieram, em nota pública, aconselhar os utilizadores a suspeitar e confirmar “junto da fonte sempre que, através de mensagens electrónicas ou sites da Internet, seja pedida qualquer acção ou interacção”, além de relembrarem a importância de manter sempre os antivírus actualizados. O motivo desta tomada de posição tem a ver com um software malicioso que foi instalado em alguns computadores e que activa uma falsa caixa de texto quando o utilizador acede ao Portal das Finanças.

Na mensagem falsa são solicitados dados ao utilizador como o ‘número do cartão’, o código de segurança e uma data de validade. Há muitas semelhanças com uma mensagem do site oficial e aparece até a frase de boas-vindas ‘Bem-vindo ao Portal das Finanças’, com o objectivo de persuadir o contribuinte a fornecer os dados. A situação levou mesmo a Autoridade Tributária e Aduaneira a publicar um aviso no seu website a alertar os cidadãos, onde reproduz o aspecto e o conteúdo deste sistema fraudulento.

Este não é o primeiro alerta público do Fisco para casos desta natureza. Ainda no ano passado circularam dois e-mails falsos que circulavam em nome das Finanças e continham software malicioso. Para distinguir os verdadeiros dos fraudulentos, a Autoridade Tributária e Aduaneira relembrou que nos seus e-mails oficiais indica sempre o nome do contribuinte a quem se dirige e o respectivo Número de Identificação Fiscal (NIF).

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo