Vila Verde

Câmara Municipal de Vila Verde executa Variante Urbana

Som produzido por computador

C. M. de Vila Verde executa Variante Urbana – Ligações Intermunicipais e acesso ao Centro Escolar de Vila Verde

A Câmara Municipal de Vila Verde está a executar um importante troço da Variante Urbana à sede concelhia que vai contribuir para o descongestionamento do trânsito na EN 101 e para uma maior fluidez no acesso ao Centro Escolar de Vila Verde e à área comercial.

Na perspetiva do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, “a operação Variante Urbana – Ligações Intermunicipais e acesso ao Centro Escolar de Vila Verde, que corresponde a um investimento global superior a 350 mil euros, insere-se no projeto de ampliação e reordenamento da rede viária do concelho que o Município tem vindo a desenvolver, concedendo especial atenção às ligações intermunicipais e à criação de acessos a áreas de equipamentos.”

O Edil considera que “a construção deste troço da variante vai, por um lado, melhorar o acesso aos concelhos de Amares e de Terras de Bouro e, por outro, descongestionar a Estrada Nacional 101, reconhecidamente sobrecarregada de tráfego”.

“Ao nível da escala da malha urbana, esta via permitirá melhorar os acessos ao Centro Escolar de Vila Verde e à área comercial, representando mais um passo significativo no sentido da requalificação dos espaços e equipamentos e da organização e agilização do trânsito de uma zona que assim vai passar a ter uma ainda maior atratividade”, aduz o Presidente da Edilidade Vilaverdense.

A intervenção iniciou-se na Rua Mesquita Gavião, junto à área comercial. e desenvolve-se até à rua Francisco Prieto, atual acesso ao centro escolar. Na ligação à Rua Mesquita Gavião será construída uma placa em forma de rotunda que articulará esta com uma das saídas da área comercial. A via de ligação à Carvalhosa/Loureira passará a ser de sentido único.

O Dr. António Vilela assevera que “a opção por esta tipologia de intersecção irá garantir a fluidez do trânsito e a adaptação a diferentes níveis de tráfego das várias vias que nela entroncam, induzindo também à redução de velocidades e de pontos de conflito, o que terá reflexos positivos em termos de redução da sinistralidade.”

Nesta fase será executada a construção da ligação entre a Rua Mesquita Gavião e a Rua Francisco Prieto, no entanto, este trecho de via está integrado num projeto mais alargado de construção de outra avenida que estabelecerá ligação entre a rotunda da Escola Secundária de Vila Verde e a do Centro Escolar de Vila Verde.

O Edil refere ainda, para sublinhar a importância desta estruturante obra em curso, que, “do ponto de vista da materialidade, hierarquia de percursos e estacionamento, procurou-se, na conceção destas vias, dar continuidade às vias existentes como seu ponto de partida, reforçando a mobilidade das pessoas e veículos, condição fundamental para darmos continuidade à estratégia de afirmação dos centros urbanos do concelho como espaços de centralidade modernos e apelativos.”

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo