Vila Verde

Natureza de mãos dadas com a poesia em Prado S. Miguel


A natureza e a poesia estiveram hoje de mãos dadas numa iniciativa organizada pelo Município vilaverdense, com o apoio de alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde, com o intuito de comemorar duas efemérides, o Dia da Árvore e o dia Mundial da Poesia. A freguesia de Prado S. Miguel foi palco de uma série de actividades de consciencialização sobre “a importância da leitura e da preservação e protecção do equilíbrio ambiental”. De destacar a acção de reflorestação de uma pequena área, a recitação de poesia e demonstrações no terreno dos Sapadores Florestais, do GIPS da GNR, dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde e da Equipa de Fogo Controlado do ICNF.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Verde explicou o que levou a autarquia a fazer esta ‘fusão entre dois mundos’. “A iniciativa, intitulada ‘Árvores com Poesia’, centra-se na preocupação de reafirmar a ligação umbilical existente entre a natureza e a poesia, uma vez que, além da plantação de árvores, houve oportunidade para um belo um momento de recitação de poemas”, frisou António Vilela.

Diversificar espécies florestais

As acções decorreram numa zona de área ardida, que tem sido recuperada ao longo dos anos através de acções desta natureza e do trabalho desenvolvido no terreno num trabalho conjunto entre a Equipa Municipal de Intervenção Florestal e as equipas Sapadores Florestais. O edil sublinhou ainda que, através desta iniciativa se pretendeu “sensibilizar os proprietários para o uso de várias espécies folhosas, diversificando assim as espécies florestais mais utilizadas no concelho e promovendo a compartimentação da nossa floresta”. O presidente da Câmara concluiu reforçando a importância da sessão. “A floresta, além de ser uma preocupação ambiental, é também uma preocupação de desenvolvimento económico. Devemos também tirar partido da floresta desse ponto de vista”, referiu.

20150320_110536

 

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo