O secretário-geral do PS assinala hoje, em Terras de Bouro (distrito de Braga), o Dia da Floresta e da Árvore, numa iniciativa em que procurará salientar a prioridade que atribui à fileira florestal na política agrícola.
António Costa visitará um baldio de Valdozende (Freguesia de Campo de Gerês), pelas 10:30 horas, local onde estão em curso trabalhos de limpeza para a prevenção de incêndios.
Fonte da direção do PS disse à agência Lusa que a fileira florestal “deve ser encarada como uma prioridade da política agrícola do próximo Governo” e que na iniciativa com o líder socialista deverão ser abordados problemas como “a propriedade, o cadastro, o ordenamento florestal, a organização dos produtores e a certificação”.
“São questões que se arrastam sem uma solução. De outro modo, não será possível uma gestão sustentável da floresta, nem otimizar o valor dos recursos florestais a favor dos proprietários de terrenos florestais e diferentes fileiras”, defendeu.
Na visita, António Costa abordará ainda a questão dos instrumentos financeiros e políticos da Política Agrícola Comum (PAC).
Esses instrumentos, segundo os socialistas, “terão de ser adaptados à realidade e utilizados de forma eficaz ao serviço de uma estratégia florestal nacional”.
A deslocação de António Costa ao distrito de Braga inclui ainda uma reunião pelas 15:30 horas com militantes e socialistas em Barcelos.
Comentários
