Cultura

Adere-Minho celebrou Dia do Artesão com Lenço arquitectado pelos alunos do Colégio Teresiano


A Adere-Minho celebrou o Dia Mundial do Artesão, que se comemorou no passado dia 19 de Março, com a criação de um Lenço dos Namorados inédito. Os criadores do Lenço foram os alunos das turmas do 4º ano do Colégio Teresiano, em Braga. Estamos perante uma obra única, que nasce da união entre criatividade e imaginação dos mais novos e a mestria de quem domina a arte do bordado.

A iniciativa surge no seguimento de um desafio lançado pela associação sedeada em Soutelo. A proposta era simples, cada aluno “deveria idealizar um Lenço dos Namorados único, com desenhos e quadras da sua autoria”. No final, os desenhos e quadras seleccionados foram trabalhados pelas mãos experientes da bordadeira Camila Silva.

Directora do Colégio Teresiano “orgulhosa” com o trabalho desenvolvido 

O Lenço, certificado pela Adere-Minho, foi entregue em mãos à directora do Colégio Teresiano, a Irmã Conceição, que se mostrou muito satisfeita com o resultado final. “A responsável pela instituição assegurou que o Lenço terá lugar de destaque no Colégio, mostrando-se orgulhosa com o cunho, empenho e imaginação que estes meninos e meninas super atentos e interessados colocaram nesta actividade”, pode-se ler em comunicado enviado para a redacção do Vilaverde.net.

Adere-Minho lidera certificação a nível nacional

A ideia de dar corpo a este projecto surgiu há alguns meses, quando os alunos assistiram a uma apresentação sobre a história, simbologia e tradição dos Lenços dos Namorados do Minho. Na mesma altura, os jovens puderam ainda conhecer as diversas variedades deste ícone minhoto e aprender as regras que este tipo de produtos tem que cumprir para poder almejar a certificação.

A Adere-Minho recordou ainda que “neste momento em Portugal Continental só existem 5 produtos artesanais certificados: os Lenços de Namorados do Minho, o Figurado de Barcelos, a Olaria de Barcelos, o Bordado de Viana do Castelo e o Bordado de Guimarães”. A associação soutelense é a responsável pela certificação de todos os produtos mencionados.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo