“Idosos em Segurança”, “Promoção de caminhos de peregrinação em segurança” e “Campanha de sensibilização contra furtos em feiras e romarias” são as três ações alvo da Guarda Nacional Republicana e que será, na próxima segunda-feira, protocolada entre militares e a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado.
A ação visa o reforço e formalização do trabalho das campanhas de informação e sensibilização que têm vindo a ser feitas. “O objetivo é continuar a preparar os conteúdos informativos de apoio às campanhas, em conjunto com a GNR, e sempre que possível, acompanhar as ações de sensibilização no terreno”, refere Ricardo Rio, presidente da CIM Cávado.
Sensibilizar a população idosa contra burlas, proteger os peregrinos do caminho de São Bento da Porta Aberta e alertar a comunidade para furtos em feiras e romarias são alvo claro das ações da GNR e que têm tido especial acompanhamento do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso.
Até ao momento, e segundo dados avançados pela GNR, na campanha de sensibilização da população idosa contra burlas, realizaram-se 48 ações em Juntas, Centros Sociais e Paroquiais do Concelho de Amares. O objetivo agora é alargar, já em setembro, estas campanhas ao município de Terras de Bouro.
“No que respeita à promoção da segurança para os peregrinos do Caminho de São Bento, estão a ser produzidos flyers informativos, sinalética para as vias e painéis outdoors. Estas ações contam também com a colaboração da Irmandade de São Bento da Porta Aberta”, indica a CIM Cávado em nota à redação do Vilaverde.net, acrescentando que vão ser espalhados nas feiras e romarias, para a sensibilização das populações contra furtos, material informativo.
Recorde-se que o Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso cobre dois municípios da NUT III Cávado que estão a servir como área piloto desta colaboração os municípios de Amares e de Terras de Bouro. No futuro pretende-se alargar estas ações aos restantes municípios da NUT e envolver outras temáticas.
Comentários
