Têm sido vários os indicadores que fazem do duatlo uma modalidade de sucesso no concelho de Vila Verde. Os impulsionadores são Francisco Dias e Sérgio Ferreira, do Moto Club do Alívio, que atentos ao desenvolvimento das modalidades Trail e BTT decidiram “oferecer” as duas num só.
“No passado foi detetado uma lacuna neste tipo de modalidade. Este duatlo junta BTT e o Trail. Duas modalidades que conseguem atrair muita gente. A ideia foi simples, oferecer as duas num só”, explica Sérgio Ferreira, presidente do Moto Club do Alívio.
A justificar as palavras, está o sucesso do primeiro “Duatlo Margens do Homem” que juntou cerca de 100 participantes numa organização conjunta da Junta de Soutelo, do Moto Club do Alívio e da Tribraga. No total foram percorridos 25 Km de BTT e 8,5 de Trail.
“É uma forma de incitarmos as pessoas à prática desportiva, com os benefícios para a saúde que daí advêm, de promovermos o contacto com a beleza do nosso património natural e de divulgarmos a freguesia e o concelho”, sublinha Filipa Silva, autarca de Soutelo, que vê no duatlo outra forma de divulgar e promover a região.
O presidente da Junta de Soutelo sublinhou ainda “a importância das sinergias geradas com as forças vivas de Soutelo”, que permitem continuar “a dinamizar e desenvolver a freguesia, concretizando projectos ambiciosos mesmo numa altura conturbada em termos económicos”.
Comentários
