“Mais caminhadas acompanhadas, rastreios regulares e de forma itinerante por todo o concelho, e o alargamento e manutenção da rede municipal de percursos”, são as reivindicações da Juventude Socialista (JS) de Vila Verde.
Com a presença de presidente do PS de Vila Verde, Alberto Nídio, e os vereadores Luis Filipe Silva e José Morais, a ação foi organizada pela JS e ADCR Azões Downhill Team e fez parte da “Jornada Desportiva na Ribeira do Neiva” que arrancou com os rastreios de saúde em Duas Igrejas e uma caminhada pela Mourenta.
A JS volta a frisar as potencialidades do território, com destaque “para a riqueza natural do concelho, em particular da Ribeira do Neiva”. No entanto, e como é explicado por Paulina Lira, líder da JS de Vila Verde, a zona da Mourenta, que abrange outras freguesias como Dossãos e Carreiras S.Tiago, “exige a marcação, valorização e promoção de vários percursos com potencial turístico, desportivo e ambiental para o concelho”.
“Por todo o território concelhio se têm vindo a realizar caminhadas, como as recentes Caminhadas pelo Vale do Homem. Existe interesse, vontade e uma maior sensibilidade para o assunto, por isso, é fundamental o alargamento da rede municipal de percursos, devidamente sinalizados, bem como a sua manutenção e promoção”, explica Paulina Lira.
A JS de Vila Verde está a realizar um ciclo de atividades relacionadas com a saúde e o desporto com o objetivo de “sensibilizar a população para a prática desportiva e hábitos saudáveis e pensar a saúde e o desporto no concelho”.
“Esta jornada desportiva pretende dar o exemplo de iniciativas que poderiam ser promovidas por todo o concelho e integradas num plano municipal para o desporto”, refere Paulina Lira para quem “é possível fazer mais e com pouco”.
Comentários
