O Município do Ano 2015 foi para Vila do Bispo, curiosamente para uma câmara que tem como presidente um bracarense. Braga venceu na categoria norte para mais 20 mil habitantes com o projeto InvestBraga.
O concurso é promovida pela UM-Cidades, da Universidade do Minho, e distingue o melhor município do ano. A cerimónia decorreu ao final desta tarde de quinta-feira no Theatro Circo em Braga.
Depois de 80 candidaturas, o júri nomeou 36 projetos e o Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza de Sagres foi o projeto com o qual o concelho de Vila do Bispo venceu o prémio na categoria nacional e regional.
Na região Norte com menos de 20 mil habitantes foi a Escola de Rock de Paredes de Coura.
A entrega dos prémios é apenas uma das facetas desta iniciativa, uma vez que a organização promoverá depois uma conferência, na qual os municípios vencedores apresentam de forma muito detalhada os seus projetos, na “lógica da partilha do conhecimento”.
Segundo José Mendes, o prémio anual veio para ficar porque “há matéria-prima e projetos de qualidade a decorrem nos municípios e há vontade de partilhar essas experiências”.
Comentários
