A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), e no âmbito do combate à contrafação, realizou esta semana, através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal e com o apoio de efetivo das várias unidades regionais da ASAE, a Operação “Aprilis” que decorreu nos concelhos de Paredes, Paços de Ferreira e Felgueiras.
Foram executados 11 mandados de busca, domiciliários e não domiciliários em armazéns e indústrias ilegais, tendo sido apreendidos cerca de 38 mil artigos.
Segundo comunicado as apreensões são designadamente vestuário, calçado, moldes, etiquetas, entre outros, bem como 6 máquinas industriais e numerário num valor total que ronda os 217 mil euros.
Os suspeitos, maioritariamente de origem estrangeira, operavam em território nacional e mantinham fortes relações comerciais com o mercado espanhol de contrafação.
Com esta operação, a ASAE interrompeu um circuito de produção e distribuição retirando do mercado nacional e espanhol uma quantidade apreciável de artigos contrafeitos e inviabilizou alguns armazéns e locais ilegais de fabrico, reforçando assim o seu papel no combate à contrafação.
Comentários
