País

Deputada do PCP embaixadora do “Lenço de Namorados”

Carla Cruz, deputada do PCP na Assembleia da República, visitou esta sexta-feira de manhã a ADERE-Minho, sediada em Vila Verde. Aquela associação, que promove os vários produtos artesanais da região do Minho, nomeou a deputada embaixadora dos lenços dos namorados, juntando-se a mais de 60 entidades e instituições que dão a cara por aquele produto.

Durante a visita àquela instituição, acompanhada, entre outros activistas da CDU, pelo eleito na Assembleia Municipal de Vila Verde, Hugo Gonçalves, Carla Cruz valorizou muito o papel da ADERE-Minho na preservação da identidade do Minho e desenvolvimento da região.

Para esse efeito, a aprovação do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produções Artesanais Tradicionais trouxe algum ânimo aquela associação, que se tem debruçado com muita dedicação a este propósito.

Os responsáveis da ADERE-Minho há muito que viam na certificação dos produtos a melhor forma de promover a genuinidade e qualidade dos mesmos, salvaguardando o artesanato da região da contrafacção e da concorrência desigual de produtos similares com custos de produção irrisórios.

A par destas medidas, a associação tem pautado por várias formações profissionais com uma componente muito forte de figurado e de bordados, ao abrigo do Gabinete de Inserção Profissional que faz parte também dos serviços que presta.

Carla Cruz dirigiu algumas críticas ao Turismo de Portugal, entidade que não tem feito a necessária articulação na valorização da região minhota, nomeadamente aproveitando o trabalho que a ADERE-Minho desenvolve nesse sentido.

A deputada e cabeça de lista da CDU pelo distrito de Braga às próximas eleições legislativas ouviu e registou ainda a preocupação daquela associação relativamente aos custos que teve com obras de requalificação do edifício onde trabalha, dado que estaria previsto que a Câmara Municipal de Vila Verde cedesse uma verba para o investimento.

Redação

Carla Cruz embaixadora do Lenço de Namorados.

Carla Cruz embaixadora do Lenço de Namorados.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo