Região

Hospital de Vila Verde atende 700 pessoas por dia e emprega 680 (Vídeo)

“O Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde é um dos principais empregadores da região”, declara Bento Morais, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde (SCMVV), indicando que atualmente são 680 os que ali trabalham.

“É a quinta maior empresa do distrito de Braga em termos das contribuições à segurança social”, faz questão de frisar. Bento Morais revela ainda que para 2,7 milhões de euros em impostos ano. “No entanto recebemos do Estado para área da saúde cerca de 2,3 milhões”, diz.

O provedor, que tem praticamente um novo hospital, atira ainda outro número para cima da mesa. O Hospital da SCMVV atende 700 doentes dias. “Daí a necessidade de aumento. Passamos de 3800 metros quadrados para 12600”, destaca Bento Morais.

Recentemente inaugurado pelo Ministro da Saúde, Paulo Macedo, em a remodelação da unidade de saúde hospitalar permitiu dotar novas valências, entre elas uma maternidade, blocos cirúrgicos e 100 novas camas, 50 das quais para os cuidados continuados.

O Hospital de Vila Verde viu ainda rubricado acordo de parceira entre o setor público e aquela instituição, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS), ao abrigo do decreto-Lei nº 138/2013, de 9 de outubro.

No próximo ano, os utentes do SNS terão acesso, não só a Vila Verde, mas a mais sete hospitais da região, a 91 mil consultas de várias especialidades, cerca de 13.200 cirurgias, bem como meios complementares de diagnóstico e terapêutica num investimento de 25 milhões de euros.

“São oito hospitais que passam a ser do SNS e em que os utentes apenas têm que pagar a taxa moderadora”, afirma Álvaro Almeida, presidente da ARS/Norte, adiantando que com estes acordos serão prestados “melhores cuidados de saúde, ajustados às necessidades das pessoas”.

Vila Verde, Fão, Felgueiras, Riba d’Ave, Póvoa de Lanhoso, Marco de Canaveses, Lousada e Esposende são as Misericórdias que assinaram novos acordos.

 

 

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo