Cultura

Malhada do centeio em eira de Gondomar

Partilhe esta notícia!

Na tarde deste sábado (8 de agosto), homens e mulheres voltam a reunir-se na eira para dar corpo a uma prática centenária. A recriação da Malhada de Centeio, que vai ter lugar em Gondomar (Rua da Nogueira), freguesia do concelho de Vila Verde, retrata fielmente as lides das gentes de outrora e nenhum pormenor foi deixado ao acaso.

Os trajes típicos de época dão um colorido especial a uma iniciativa pintada em tons de dourado. O cereal chega à eira transportado num carro de bois, para ser dividido em meadas pelas mulheres enquanto os homens preparam os malhos para a desgarrada.
A partir do momento em que os malhos começam a bater compasso sobre o trigo dourado gera-se um despique entre os dois grupos de homens, dispostos frente a frente, numa prova de virilidade em que não há vencedores nem vencidos, a não ser a própria planta centeio que acaba sempre ‘muito mal tratada’.

Entre pausas para hidratação, cabe às mulheres endireitar as meadas e recolher as sementes. Está tudo preparado para uma iniciativa que vai colocar os participantes em contacto direto com as raízes da cultura minhota.

Comentários

topo