Braga

Alunos da UMinho fazem voluntariado em Cabo Verde

Partilhe esta notícia!

Cinco alunos da Universidade do Minho estão em agosto e setembro em voluntariado na ilha de Santiago, em Cabo Verde. Os jovens vão apoiar instituições para crianças e jovens, para mães adolescentes e para toxicodependentes. Pretendem ainda criar uma televisão comunitária e reforçar a Escola de Música, entre outros projetos no município de Santa Cruz.

A ação insere-se no projeto-piloto “Muito Mais Mundo”, promovido pelo Centro de Recursos para a Cooperação e Desenvolvimento (CRCD) da UMinho, pelo Instituto das Comunidades Educativas e pelo Município de Santa Cruz. Tem a parceria da Associação Solidarietà e Sviluppo, do Município de Braga, da Associação Académica da UMinho e ocorre no âmbito do Ano Europeu para o Desenvolvimento.

Os alunos participantes, eleitos entre inúmeros candidatos da academia, são de Educação, Psicologia, Ciências Sociais, Ciências e realizam o voluntariado na sua área de formação. O seu trabalho junto das instituições que solicitaram a colaboração pode ser seguido online, em facebook.com/muitomaismundocv. As viagens, vistos e outras despesas dos jovens são pagas sobretudo por ações de angariação que os próprios estão a desenvolver.

Após o regresso, continuarão à distância o trabalho com as instituições cabo-verdianas, partilhando até janeiro experiências e aprendizagens na academia e apoiando ainda na organização do projeto para 2016. A segunda edição deve, aliás, ser alargada a mais ilhas de Cabo Verde e países lusófonos, promovendo-se também na UMinho a mobilidade para estes contextos. A iniciativa visa aprofundar a educação para a cidadania global, valorizando a aprendizagem e partilha de conhecimentos, o diálogo com o Sul global, a cooperação e a reciprocidade.

Comentários

topo