Vila Verde

Candidatos do PS anunciam criação de Programa Nacional de Regadios e redução do preço da água para rega

Partilhe esta notícia!

O Partido Socialista prepara-se, caso vença as próximas eleições legislativas, para criar um Programa Nacional de Regadios e para baixar o preço da tarifa da água para rega. A garantia foi dada pelos candidatos vilaverdenses a deputados, Luís Castro e Deolinda Pimenta, após uma reunião com agricultores de Cabanelas. Os temas são recorrentes e a preocupações dos agricultores locais também, que anualmente se queixam de dificuldades relacionadas com a adequada irrigação dos campos. “Esta medida permitirá recuperar e potenciar a zona agrícola do vale do Cávado, beneficiando várias freguesias do Concelho de Vila Verde, permitindo enormes poupanças e um aumento da produção agrícola”, disse Luís Castro.

“Com vista a aumentar a produção agrícola de regadio e fomentar a sua competitividade, o PS definirá um Plano Nacional de Regadios, visando a reabilitação dos perímetros de rega degradados e o aproveitamento de novas áreas com maior potencial para a irrigação”, avançou o socialista, sublinhando ainda que a implementação desta medida contempla criação do novo regadio de Cabanelas e será efetuada com o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020).

O candidato socialista garantiu ainda que o Partido Socialista se preparar para reduzir os custos inerentes à rega das parcelas agrícolas, caso seja eleito Governo. “O PS aprovará o Novo Sistema de Cálculo de Preços de Água para Rega, de forma a garantir a competitividade das culturas regadas, com custos mais reduzidos para os utilizadores e uma efetiva penalização do absentismo, por elevação da componente fixa da taxa de rega”, referiu, acrescentando que “o objetivo é aumentar a taxa de utilização dos perímetros de rega em 25% e o consequente aumento da produção”.

 

Comentários

topo