País

GNR: Operação Cintos de Segurança “Tispol – Seatbelt Operation”

A Guarda Nacional Republicana intensifica, entre hoje e o próximo dia 13 de setembro, a fiscalização do uso do cinto de segurança e de sistemas de retenção para crianças (SRC), direcionando as ações para as vias onde as infrações por falta de uso dos dispositivos de retenção são mais frequentes.
Ao longo dos sete dias da Operação serão realizadas 2 291 ações de fiscalização, com o envolvimento total de 4 940 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos comandos territoriais, no sentido de detetar e prevenir as infrações relacionadas com estas matérias. Desde dia 1 de janeiro de 2015 até à presente data, registaram-se 22 046 contraordenações pela não utilização de cinto de segurança e 1 597 pela não utilização dos SRC. Em termos de distribuição geográfica, apresentam-se os nove distritos em que foram detetadas mais infrações nas matérias em apreço: Estudos internacionais demonstram que a utilização destes dispositivos reduz a ocorrência de ferimentos, ou a sua gravidade, nos ocupantes de uma viatura automóvel interveniente em acidente de viação.

Esta operação está a ser realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL – www.tispol.org), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional.

Ver tabela em anexo: gnr-distritos

Redacção

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo