Braga

Peregrinos iniciam sábado Caminho de Santiago pela Estrada Romana de Braga

vilaverde.net
Partilhe esta notícia!

Um grupo de mais de 50 pessoas inicia no próximo sábado um “novo” caminho de Santiago pela Estrada Romana de Braga até Astorga, Galiza, que historiadores dizem ser a via romana “mais bem conservada da Europa”.

Em declarações à Lusa, Custódio Oliveira, presidente da Associação Teatro Construção, de Joane, Famalicão, que organiza este “novo caminho”, explicou que a partida está marcada para a manhã de sábado, na Sé de Braga, numa cerimónia que contará com a presença do bispo Jorge Ortiga.

No arranque estará também o historiador Eduardo Oliveira que fará “uma breve exposição de 15/20 minutos” sobre a via romana, e o presidente da Câmara de Amares, que apoia a iniciativa.

Saindo de Braga, o grupo segue em direção do Gerês, atravessa na Portela do Homem, faz o interior do Gerês até Lobios (Galiza) prosseguindo na direção de Ourense, onde saem da via romana e apanham uma das rotas principais: Caminho de La Plata.

O percurso será realizado só aos sábados, de 15 em 15 dias. O objetivo, segundo Custódio Oliveira, é concluir o caminho em 12 sábados, com paragem em dezembro e eventualmente em janeiro.

“Vamos interromper em dezembro e, provavelmente janeiro, por causa do mau tempo. A previsão é concluirmos o caminho no final de março”, disse.

Custódio Oliveira, peregrino há 14 anos e que já percorreu vários caminhos, representando mais de 2.600 quilómetros, acredita que este “será dos mais bonitos, por atravessar o Gerês” o que “o tornará dos mais apetecíveis, porque das coisas mais apreciadas nestes percursos são as paisagens”.

“Ando nisto há 14 anos e nem 10% dos que vão o fazem por motivos religiosos. Vão por muitos e variados motivos mas o fator fé não será o principal, de acordo com a minha experiência”, acrescentou.

Comentários

topo