Um grupo de mais de 50 pessoas inicia no próximo sábado um “novo” caminho de Santiago pela Estrada Romana de Braga até Astorga, Galiza, que historiadores dizem ser a via romana “mais bem conservada da Europa”.
Em declarações à Lusa, Custódio Oliveira, presidente da Associação Teatro Construção, de Joane, Famalicão, que organiza este “novo caminho”, explicou que a partida está marcada para a manhã de sábado, na Sé de Braga, numa cerimónia que contará com a presença do bispo Jorge Ortiga.
No arranque estará também o historiador Eduardo Oliveira que fará “uma breve exposição de 15/20 minutos” sobre a via romana, e o presidente da Câmara de Amares, que apoia a iniciativa.
Saindo de Braga, o grupo segue em direção do Gerês, atravessa na Portela do Homem, faz o interior do Gerês até Lobios (Galiza) prosseguindo na direção de Ourense, onde saem da via romana e apanham uma das rotas principais: Caminho de La Plata.
O percurso será realizado só aos sábados, de 15 em 15 dias. O objetivo, segundo Custódio Oliveira, é concluir o caminho em 12 sábados, com paragem em dezembro e eventualmente em janeiro.
“Vamos interromper em dezembro e, provavelmente janeiro, por causa do mau tempo. A previsão é concluirmos o caminho no final de março”, disse.
Custódio Oliveira, peregrino há 14 anos e que já percorreu vários caminhos, representando mais de 2.600 quilómetros, acredita que este “será dos mais bonitos, por atravessar o Gerês” o que “o tornará dos mais apetecíveis, porque das coisas mais apreciadas nestes percursos são as paisagens”.
“Ando nisto há 14 anos e nem 10% dos que vão o fazem por motivos religiosos. Vão por muitos e variados motivos mas o fator fé não será o principal, de acordo com a minha experiência”, acrescentou.
Comentários
