Cultura

Lenços de Namorados do Minho no Festival de Artes e Humanidades do King’s College em Londres

Partilhe esta notícia!

Lenços de Namorados da Adere-Minho vão viajar até ao Reino Unido para serem o mote da exposição “Fabric Letters”, uma das atividades do Arts & Humanities Festival 2015 no King’s College London e organizada pelo Centro Camões em conjunto com Adere-Minho.

O mote do festival 2015, que recebe a 14 de outubro os Lenços de Namorados, tem como conceito “Fabrication”, explorando temas como capacidade criativa humana, os tecidos – redes – da sociedade, do conhecimento e da linguagem.

A tradição dos lenços de namorados do Minho é uma forma de escrever e de comunicar que resiste ao mundo virtual, tendo sido o primeiro produto continental a ser certificado pela Adere-Minho.

A exposição propõe atividades interativas para diferentes públicos e idades

A exposição tem uma seleção de 20 Lenços de Namorados do Minho certificados com versos tradicionais, com traduções em Inglês, Francês e Italiano, da qual foi elaborada uma brochura para o efeito, e que será oferecida a todos os visitantes.

“Também vão decorrer workshop de iniciação à arte de bordar, com duas artesãs que ensinam a bordar os pontos básicos. Cada sessão dura cerca de 30 minutos (inscrições limitadas). O diálogo com as artesãs é mediado por intérpretes, quando necessário. O material é fornecido e os visitantes podem levar consigo o trabalho de bordado iniciado durante a sessão”, confirma a Adere-Minho.

Escrita criativa a partir de quadras tradicionais
Inspirando-se numa recolha de quadras populares, os visitantes vão poder criar uma oferta única, escrevendo numa miniatura de “lenço” uma dedicatória para um familiar ou amigo. “Vão ser fornecidas reproduções a cores dos lenços bordados, com espaço para a dedicatória”, explica a Adere-Minho em nota de imprensa, acrescentando que “colorir reproduções dos lenços da exposição, usando a paleta de cores tradicionais” é outra das atividades.

João Vallera, embaixador de Portugal no Reino Unido marcará presença na inicitiva inserida no âmbito das comemorações dos 25 anos da ADERE-MINHO e que levará o nome das tradições e dos artesãs às terras de Sua Majestade.

Comentários

topo