“Casa do Brinquedo e da Brincadeira” foi inaugurada, esta tarde de sábado, em Vila Verde. Instalada na antiga escola primária de Vila Verde, e daí homenagem à professora Maria Lígia dos Santos Lago que ali formou Homens, a casa é da responsabilidade da Associação Domingos de Oliveira Lopes (ADOL) e surge pelas mãos e vontade de Alberto Nídio Silva, presidente da direção da ADOL.
Para além de ser memória viva do brinquedo exclusivamente português, a Casa do Brinquedo e da Brincadeira pretende ser uma espaço de atividades. “Onde mais novos e graúdos podem brincar. Recordar o passado e viver o presente com os filhos ou alunos em torno das brincadeiras”, destaca Nídio Silva.
A casa incluí ainda Oficina do Brinquedo, amplos espaços onde se pode brincar ao berlinde, peão, jogar à macaca, ao elástico, saltar à corda, ou construir para depois brincar. “Aqui também pretendemos dar workshops de como se fazem brinquedos”, refere Alberto Nídio Silva.
Neste dia da inauguração, onde marcaram presença várias entidades públicas e foi evocado Domingos Oliveira Lopes, foi aberta ao público uma exposição rara: “O Brinquedo Tradicional Português”.
O espaço, que tem a cooperação do Museu dos Biscainhos de Braga, vai estar aberto às escolas da região a partir de Outubro. Brinquedos com mais de 100 anos e uma sala e aulas à moda antiga são algumas dos pontos únicos desta casa…do brinquedo e brincadeira.
Comentários
