Vila Verde

Candidatos do PS em visita a Vila Verde

Partilhe esta notícia!

Os candidatos a deputados PS por Braga, Caldeira Cabral e Joaquim Barreto, visitaram a escola de Prado e a Escola Profissional Amar Terra Verde, onde se fizeram acompanhar pelos respetivos diretores e por Luís Castro e Deolinda Pimenta, candidatos a deputados de Vila Verde.

É preciso centrar as escolas no ensino e na aprendizagem dos alunos, sem esquecer de investir na educação de adultos

«Para o PS a educação é um meio privilegiado de promover a justiça social e a igualdade de oportunidades. A nossa política educativa garantirá a igualdade de acesso de todas as crianças à escola pública e promoverá o sucesso educativo de todos, designadamente ao longo dos 12 anos de escolaridade obrigatória», adiantou Caldeira Cabral.

«O PS assumirá, por isso, como principal prioridade da política educativa a mobilização da sociedade portuguesa para um combate sem tréguas ao insucesso escolar, que constitui um entrave à qualidade do ensino, à equidade, à aprendizagem e ao cumprimento da escolaridade obrigatória por todas as crianças e jovens. Esse combate deve envolver toda a sociedade, os diferentes departamentos governamentais, os pais, as escolas e as autarquias, num esforço continuado de aposta na resolução de um dos mais sérios entraves ao progresso na qualificação dos portugueses e na redução das desigualdades» avançou o cabeça de lista do PS pelo distrito de Braga.

objetivo fundamental para restabelecer a educação de adultos

Joaquim Barreto, presidente da Federação Distrital de Braga e número 2 da lista adiantou que «o governo PSD/CDS cancelou a iniciativa Novas Oportunidades e não a substituiu por qualquer programa de aposta nas qualificações dos adultos, estando neste momento suspensos todos os esforços de superação de um dos mais graves défices que prejudica o País e os portugueses. A continuidade das intervenções públicas neste domínio é um elemento crucial para a redução do défice das qualificações, bem como a melhoria contínua da qualidade dos processos de educação-formação de adultos. É, pois, com este propósito que o PS assumirá um objetivo fundamental para restabelecer a educação de adultos e superar um dos mais graves défices nacionais. Vamos criar um Programa de Educação e Formação de Adultos que consolide um sistema de aprendizagem ao longo da vida e a sua ação estratégica para a próxima década».

Luís Castro, candidato a deputado por Vila Verde salientou ainda a qualidade do projeto escolar e diretivo da EPATV, pela sua abrangência, pelas competências dos seus profissionais e pelos muitos alunos que têm formado, sempre com elevado índice de empregabilidade.

A EPATV terá um papel importantíssimo nesta região do Minho

«O PS vai implementar uma agenda de valorização do ensino profissional que aposta na expansão e centralidade do ensino profissional, na sua valorização social e no reconhecimento desta via. O conjunto de medidas a prosseguir deve contribuir para, em simultâneo, promover a qualidade da resposta do ensino profissional, a sua relação com o mercado de trabalho e valorizar o seu contributo para a promoção da equidade e do sucesso educativo. A EPATV terá um papel importantíssimo nesta região do Minho.» avançou o candidato Vilaverdense ao parlamento.

Luís Castro salientou ainda a importância do projeto formativo da EPATV e a possibilidade de instalação de um polo universitário em Vila Verde: «É extremamente importante para Vila Verde receber um polo universitário pois permitiria uma maior colaboração entre escolas e empresa, aprofundando a ligação territorial das instituições do ensino superior e facilitando a transição entre a academia e a inserção profissional.»

 

Comentários

topo