Cultura

Pataniscas e Vinho de Maçã à solta na XIV Festa das Colheitas de Escariz São Martinho

Partilhe esta notícia!

“Festa da Patanisca” e concurso do “Vinho de Maçã” marcam a XIV Festa das Colheitas de Escariz São Martinho nos dias 26 e 27 de setembro. Uma festa que tem outro motivo para uma visita, ou seja, os famosos “Quadros de Sementes”, feitos à mão com a minúcia e destreza dos habitantes locais. Esta obras de arte assumem-se como uma das estrelas cintilante de um evento que todos os anos arrasta um mar de gente a Vila Verde.

A freguesia recebe uma autêntica ode à vida no campo, em que os produtos colhidos da terra pelas mãos calejadas dos agricultores, os doces tradicionais e os animais caseiros também assumem um papel de relevo.

Destaque ainda para o afamado vinho de maçã, para a feira das colheitas, para o festival de folclore e para o encontro de tocadores de concertina.

No sábado, 26, à cortejo etnográfico com desfile de oferendas, assim como o “corte do milho” e “merenda” no campo com as famosas pataniscas de Escariz.

No domingo, e depois da missa, sobe a proscénio a “Festa da Patanisca” ao som de um festival de folclore e regado com “Vinho de Maça”.

cartaz festa colheitas escariz

Comentários

topo