Cultura

“Dia Mundial do Turismo” já tem programação e roteiro em Vila Verde

Partilhe esta notícia!

O concelho de Vila Verde prepara-se para celebrar a preceito o Dia Mundial do Turismo. Durante o próximo fim de semana, 26 e 27 de setembro, diversos espaços de lazer e cultura terão as postas abertas ao público com horários alargados (consultar horários detalhados abaixo), uma aposta que surge na senda da estratégia municipal de promoção e divulgação do território ancorada na genuinidade da tradição vilaverdense.

O Espaço Namorar Portugal, o Museu do Linho, o Museu de Arte Sacra e o Museu do Brinquedo e da Brincadeira vão certamente fazer as delícias dos visitantes e complementar a vasta oferta turística de um concelho com belas paisagens naturais, zonas de lazer aprazíveis, excelente gastronomia e gentes hospitaleiras, entre muitos outros.

Oferta vasta e diversificada
O Município de Vila Verde deixa o convite, a vilaverdenses e visitantes, para que aproveitem a ocasião e desfrutem do que de melhor a cultura local tem para oferecer. Para que mergulhem nas tradições de um povo que tem orgulho nas suas origens, intimamente ligadas aos hábitos e costumes do mundo rural, mas que se desdobra e consegue, em simultâneo, abraçar a o advento da modernidade, acompanhando a evolução dos tempos sem esquecer as suas raízes e o seu passado.

A oferta cultural é complementada com iniciativas de índole popular, uma vez que nos espera um fim de semana com bastantes atrativos no âmbito da programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas. A Festa de Sto Isidro (Vila Verde), a Festa das Colheitas de Prado e a Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho, eventos que aliam a força da tradição à animação musical e ao convívio, sem esquecer as deliciosas iguarias da cozinha regional, predicados que anualmente trazem a Vila Verde largas centenas de visitantes.

A arte do chocolate
Nota de destaque para a iniciativa, inserida nas celebrações 1º aniversário da empresa Chocolate com Pimenta, que traz à sede de concelho o Chef Vítor Nunes, diretor técnico do Festival de Chocolate de Óbidos. No dia 26 de setembro, o chef promete adoçar as comemorações da efeméride com apresentações e workshops, inseridos numa programação específica, que vão certamente fazer crescer água na boca de todos quantos quiserem ver o mestre de chocolataria em ação.

O Chef Vítor Nunes afigura-se como uma das grande referências nacionais na matéria, com temas atuais e pertinentes, como o ‘Saúde e Chocolate’, que vai desde as características do cacau e suas origens como alimentos até às diferenças entre Chocolate e Chocolate sucedâneo e a sua importância na saúde, quer como alimento quer como matéria ligada à indústria de beleza e bem-estar.

Horários e informações complementares
*Os horários que se apresentam de seguida são válidos apenas para os dias 25 e 26 de setembro de 2015

Espaço Namorar Portugal
Localização: Vila Verde
Descrição: Espaço dedicado à marca Namorar Portugal, com dezenas de produtos distintos (mobiliário, têxtil, calçado, material escolar…) em exposição, todos inspirados nos motivos num dos grandes ícones vilaverdenses, os Lenços de Namorados.

Sábado – 10h00 – 12h30
14h00 – 18h00
Domingo- 10h00 – 12h30
14h00 – 18h00

Museu de Arte Sacra
Localização: Pico de Regalados
Descrição: Museu composto por um espólio de extrema riqueza, com objetos raros e de grande valor histórico e cultural, constituído por obras de arte sacra recolhidas na antiga região das Terras de Regalados.

Sábado – 10h00 – 12h00
14h00 – 18h00
Domingo 10h00 – 12h00
14h00 – 18h00

Museu do Brinquedo e Brincadeira
Localização: Barbudo
Descrição: Local de memória lúdica de diversos brinquedos de índole variada e sua evolução ao longo das décadas. Além das peças em exibição, o espaço pretende também tornar-se num pólo dinamizador de atividades direcionadas para os mais novos, que podem , por exemplo, aprender a construir os seus próprios brinquedos.

Sábado – 14h00 – 18h00
Domingo- 14h00 – 18h00

Museu do Linho
Localização: Marrancos
Descrição: Uma autêntica viagem pelo ciclo do linho, desde a sementeira até aos belos bordados que abrilhantam as casas minhotas, com alfaias antigas e fotografias elucidativas desta prática ancestral.
Sábado – 9h00 – 12h00
14h00 – 19h00
Domingo – 9h00 – 12h00
14h00 – 18h00

Comentários

topo