Cultura

Grupos folclóricos da “Senhora da Pena” e “Associação Folclore de Concelho de Vila Verde” recebem instalações da câmara de Vila Verde

Partilhe esta notícia!

A Câmara de Vila Verde celebrou um protocolo de cedência de instalações do edifício da antiga Escola Básica de Carreiras S. Miguel ao Grupo Folclórico da Senhora da Pena e rés de chão do edifício escolar de Nevogilde à Associação do Folclore do Concelho de Vila Verde.

O Município de Vila Verde tem atualmente elevado número de associações, culturais desportivas e recreativas, bem como associações etnográficas que diariamente levam bem longe o nome do concelho.

Consciente deste facto, e numa perspetiva de colaboração, a Câmara de Vila Verde assume apetrechar estas coletividades de excelentes condições, materiais, monetárias e humanas, para que condignamente possam desenvolver as suas actividades.

O edil de Vila Verde, António Vilela, salienta que “o município de Vila Verde está totalmente empenhado em criar todas as condições para que os edifícios que durante muitos anos funcionaram como escolas e que agora se encontram total ou parcialmente desativados sejam revitalizados e seja otimizado o seu aproveitamento em benefício das populações locais”.

“O investimento feito no passado para requalificar as instalações escolares favoreceu bastante a qualidade das condições de trabalho de docentes e não docentes, proporcionando um ensino de bom nível às crianças vialverdenses, e agora estamos numa outra fase de reconversão destes equipamentos em prol do desenvolvimento social, económico, cultural e desportivo das freguesias, abrindo a oportunidade de associações e outras entidades terem acesso a espaços também adequados ao desenvolvimento das suas múltiplas atividades”, frisa o presidente da Câmara de Vila Verde.

António Vilela enfatiza que “faz parte das competências da Câmara Municipal apoiar atividades de natureza social, cultural, educativa, desportiva, recreativa ou outra de interesse para o município” e sustenta que “com a cedência de instalações para alojar associações locais, como o Grupo Folclórico da Senhora da Pena e Associação do Folclore do Concelho de Vila Verde, ente outras, estamos também a promover a manutenção e a dignificação de edifícios em bom estado de conservação e ainda muito úteis para a dinamização das coletividades e para a revitalização das freguesias”.

Comentários

topo