Braga

Noite Europeia dos Investigadores mostra que “é possível ser cientista em Braga”

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, participou hoje na abertura da Noite Europeia dos Investigadores que decorreu no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga.

Nesta iniciativa organizada pela Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho), participaram alunos de 19 escolas dos concelhos de Braga, Guimarães, Barcelos e Famalicão que realizaram uma mostra dos trabalhos científicos em que estão envolvidos no âmbito do projecto ‘A Minha Escola de Ciências’.

Na ocasião, Ricardo Rio sublinhou o “trabalho notável” que a Escola de Ciências da UMinho tem realizado na promoção da Ciência, nomeadamente junto do público escolar. “Existe da parte dos alunos uma grande receptividade para aprofundar o conhecimento na Ciência e há também muito talento, a avaliar pelos projectos aqui representado”, referiu.

Defendendo que “é possível ser cientista em Braga”, o Edil salientou que o Concelho possui actualmente algumas das referências mundiais da investigação científica em áreas de vanguarda.

“Estes jovens poderão dar continuidade a este percurso que Braga e a Escola de Ciências têm vindo a fazer e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”, acrescentou, dando conta da disponibilidade do Município para apoiar todas as iniciativas relacionadas com esta área do conhecimento.

“Estes jovens poderão dar continuidade a este percurso que Braga e a Escola de Ciências têm vindo a fazer e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia à qual se associou, pelo quarto ano consecutivo, a Escola de Ciências da Universidade do Minho. O programa incluiu dezenas de actividades diversificadas pensadas para o público infantil, juvenil, adulto, para famílias e para grupos escolares.

Acções ‘hands-on’, demonstrações, palestras, workshops, encontros com cientistas e outras iniciativas relacionadas com a Biologia, a Física, Ciências da Terra, Matemática e Química fizeram parte do programa.

 

CMB25092015SERGIOFREITAS0000001038 CMB25092015SERGIOFREITAS0000001037

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo