Cultura

Porco Caseiro e Sarrabulho à solta em Coucieiro

Partilhe esta notícia!

Festa do Sarrabulho e do Porco Caseiro realiza-se este fim-de-semana, 7 e 8 de novembro, em Coucieiro, freguesia de Vila Verde, numa grande mostra de gastronomia minhota. A iniciativa, organizada pela junta local, Comissão de Festas de São João Batista e da Associação de Amigos de São João Batista, está inserida na “Rota das Colheitas”.

A organização promete “um autêntico festim para o palato” que tem como estrela principal o porco caseiro. O evento vai decorrer nas instalações da sede da Junta de Coucieiro.

Pelas 12h00, de sábado, começam a sair os primeiros pratos de sarrabulho, bem guarnecidos e recheados com os acompanhamentos tradicionais, como os rojões, as tripas e os farinhotes, entre outros.

Ao jantar a receita é a mesma, mas a refeição será mais animada, com os tocadores de concertina a espalharem pelo recinto as melodias alegres.

No dia seguinte, 8 de novembro, os pratos de sarrabulho voltam a chegar às mesas por volta do meio-dia e a festa continua tarde dentro com um magusto tradicional, em que a fogueira, as castanhas assadas e o convívio generalizado prometem fazer as delícias de miúdos e graúdos.

 

Comentários

topo