Cultura

Caminhada por “Terras do Fôjo do Lobo”

Partilhe esta notícia!

No âmbito da Semana da Floresta Autóctone o Município de Vila Verde vai promover no dia 21 de novembro, a caminhada “Por terras do Fojo do Lobo”.

Esta caminhada irá desenvolver-se, mais uma vez, nas Encostas de Mixões da Serra, tal é o potencial paisagístico e cultural desta região. Um percurso pedestre pensado para a observação de cogumelos, da flora e fauna local, da paisagem e para o contacto com as aldeias mais típicas do nosso concelho.

O Fojo do Lobo de Gondomar é um dos maiores da Península Ibérica. Com uma extensão de muralha de cerca de dois quilómetros, é um fojo de paredes convergentes. Os muros formam um ‘V’ que desemboca nos dois fossos dissimulados com ramos de giesta, onde ficariam aprisionados os lobos.

Encontra-se inutilizado há várias décadas, mas constitui uma memória cultural e patrimonial de grande importância para o concelho de Vila Verde e para a região do Norte de Portugal.

Inscrições e receção e transporte dos participantes
Email: [email protected]
Telemóvel: 961 381 625
Posto de Turismo de Vila Verde
Data limite para as inscrições: 12.30 horas do dia 20 de Novembro.
A receção dos participantes será no edifício da Câmara Municipal de Vila Verde no dia 21 de novembro até às 09:30 horas. Almoço tradicional em restaurante local, sujeito a reserva (13 €).

 

Comentários

topo